Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

ARACAJU CIDADE QUERIDA

Há 167 anos, nascia a Capital do então de Sergipe Estado; a cidade de Aracaju, nasceu a partir da transferência realizada pelo então Presidente da Província o Senhor Inácio Joaquim Barbosa que assumiu o comando de Sergipe, a partir de 07.10.1853 e empossado em 17.11.1853, ficando no cargo até 10.09.1855, o seu grande feito no governo foi a transferência da Capital da centenária São Cristóvão para o Povoado Santo Antônio do Aracaju, que com essa ação foi elevado a categoria de Município, fato que aconteceu em 17.03.1855.
Aracaju nasce com o objetivo de solucionar alguns problemas econômicos da Velha São Cristóvão, como a distância do mar, como também atendendo a pressão dos senhores de engenho que clamavam pela construção de um porto, para o escoamento da produção de açúcar.
O nome Aracaju é de origem Tupi e significa Cajueiros dos Papagaios. É uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, com um desenho que lembra um tabuleiro de Xadrez, tendo como responsável por esse trabalho o engenheiro Basílio Pirro.
Aracaju é uma cidade litorânea que possui muitos atrativos para quem nos visita e conforto para os seus habitantes.
A equipe do PMOC parabeniza os 167 anos de história da nossa querida Aracaju.

Por: Profa. Izaura Ramos
Coordenação de Educação e Pesquisa





Postado: 23/03/2022 - 11:08:21

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo