As crianças e adolescentes que participaram das oficinas de arte e da exposição "Um Parabéns Especial ao Palácio-Museu" serão homenageadas nessa sexta-feira, 29. As 38 telas produzidas por elas durante as oficinas de pintura realizadas em maio, durante a programação de aniversário do PMOC, serão entregues em uma solenidade com apresentações artísticas e coquetel no salão Multieventos do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC).
O evento começa às 9 horas e vai contar com apresentações do Hino Nacional interpretado em Libras e do coral do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP). Em seguida será prestada uma homenagem à memória de uma das participantes das oficinas, Maíra dos Anjos Hora. Encerrando o evento, será servido um coquetel.
O "Parabéns Especial ao Palácio-Museu" reuniu cerca de 40 jovens com deficiências visual, intelectual, auditiva e física de escolas da rede estadual e do Centro de Arte Terapia (Cuidarte). Durante o período de 2 a 6 de maio, grupos de crianças e adolescentes se revezaram nas visitas guiadas ao PMOC e depois produziram telas sobre a visão obtida da visita. Essas telas foram expostas na solenidade de aniversário do PMOC, no dia 21 de maio, e nessa sexta-feira serão entregues aos "artistas especiais" e familiares.
O evento foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo foi adicionar uma atividade inclusiva à programação especial de aniversário do PMOC.
Participaram das oficinas e exposição as escolas estaduais: alunos com deficiência visual da Senador Leite Neto; estudantes com deficiência intelectual da Professor Francisco Portugal e Ministro Geraldo Barreto Sobral (CAIC); deficiência auditiva das escolas Jonh Kennedy e 11 de Agosto, com deficiência auditiva e os colégios Myrian de Oliveira Melo, Alceu Amoroso Lima e Professor Francisco Portugal, com paralisia cerebral.
O Palácio Museu Olímpio Campos é dotado de acessibilidade a pessoas com deficiência e funciona na Praça Fausto Cardoso de terça a sexta-feira, das 10 às 17horas e aos sábados e domingos das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita. |