O Palácio Olímpio Campos recebeu na tarde da última terça-feira, 21, a visita da pianista portuguesa Maria João Pires. Antiga sede do Governo do Estado e em processo final de restauração pela Secretaria de Estado da Casa Civil, o Palácio foi bastante apreciado pela pianista, que fará apresentação única no Teatro Tobias Barreto nesta quinta, 23, com a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE).
Durante a visita, Maria João Pires expôs sua vontade de implementar projetos para beneficiar Sergipe na área musical. "O papel do artista é servir à sociedade e não a si próprio. Quero construir algo que possa servir e ajudar Sergipe", declarou Maria João Pires, em reunião com os secretários de Estado José de Oliveira Júnior (Casa Civil) e Eloísa Galdino (Cultura), ao ressaltar que vê a música como ferramenta de inclusão social e transformação da realidade.
Pessoas de todo o país estão chegando a Sergipe para o concerto de Maria João Pires, que escolheu a data do seu aniversário, 23 de julho, para se apresentar no Estado. Os ingressos estão à venda no Teatro Tobias Barreto por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). O concerto será memorável para a ORSSE, que há em 18 de junho se apresentou com o francês Michel Legrand, em comemoração ao ?Ano da França no Brasil', e este ano realizou sua primeira turnê nacional.
Para a secretária da Cultura, Eloísa Galdino, todas as manifestações artísticas, sejam elas ditas populares ou eruditas, contribuem para a formação da identidade cultural das sociendades. "Em sergipe, a produção de música clássica, que tem hoje a ORSSE como uma grande referência, é um dos pontos a serem valorizados, até porque seguimos o que acontece em nível nacional e em todo o país existe uma intensa movimentação para conhecimento e reconhecimento da música universal", disse.
"Como forma de estimularmos esse processo, nesta quinta esperamos o Teatro Tobias Barreto lotado e, para isso, colocamos ingressos com preços populares e opção de meia entrada para estudantes. A importância está em perceber que a cultura é essencial para a formação de um povo, seja ela intitulada popular ou clássica", afirma a secretária.
O secretário Oliveira Júnior comemorou a vinda da pianista a Sergipe. "Entendi que os projetos de Maria João Pires são uma ótima oportunidade de fomentar a prática artística de qualidade a um público que não tem acesso ao ensino de música no Estado", disse, enfatizando que o Governo de Sergipe está à disposição para possíveis parcerias que poderão beneficiar o povo sergipano.
Visita
Residente no município de Lauro de Freitas, na Bahia, Maria João Pires aproveitou que está em Sergipe para fazer um concerto e foi conhecer um dos mais importantes monumentos de Aracaju, o Palácio Olímpio Campos, construído ainda no século XIX. A pianista deverá fazer também visitas ao bairro Santa Maria, em Aracaju, à cidade de Laranjeiras e ao Conservatório de Música de Sergipe.
Estiveram presentes à reunião o regente da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), Guilherme Mannis, as empresárias internacional e nacional da pianista, Janett Burnett e Glória Guerra, respectivamente, e Marcelo Conssentino, representante da produtora de eventos que irá desenvolver os projetos em pauta com a pianista.
Foto: Lucio Telles / Cultura |