O curso "Orientação e mobilidade para deficientes visuais", voltado para os monitores do Palácio-Museu Olímpio Campos , foi encerrado na manhã desta segunda-feira, 18. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Palácio-Museu (PMOC), aconteceu durante quatro semanas, sendo realizado às segundas-feiras, quando o PMOC é fechado à visitação.
As técnicas da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação, Maria Genésia dos Santos, Luciana Santos e Gilvanete Souza, ministraram o curso que teve carga horária de 40 horas. Durante as aulas, os monitores aprenderam como conduzir o deficiente visual e puderam, inclusive, sentirem-se como cegos, uma vez que usaram vendas nos olhos, simulando a situação vivida no dia a dia do cego ou portador de baixa visão.
Na avaliação do diretor do PMOC, Oyama Teles, o curso atendeu o objetivo. "O curso seguiu a orientação do governador Marcelo Déda e do secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, que é a de fazer deste espaço um local acessível a todos, independentemente da condição física de cada um", falou.
O Palácio-Museu Olímpio Campos é vinculado à Casa Civil. O local possui elevador e plataformas móveis para garantir o acesso de cadeirantes. Possui, também cadeiras de rodas e monitores dispostos a conduzir os visitantes com deficiências variáveis.
O acesso ao PMOC é gratuito. O local está aberto à visitação de terça a sexta, das 10 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9 às 13 horas. O Palácio-Museu Olímpio Campos fica localizado na Praça fausto Cardoso, Centro Histórico de Aracaju. |