Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Monitores do PMOC recebem treinamento para atender pessoas com deficiência

Monitores do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) estão aprimorando conhecimentos sobre como conduzir as pessoas com deficiência visual durante visita ao PMOC. O curso promovido pelo Governo do Estado por meio da diretoria do Palácio-Museu foi aberto ontem e prossegue até o dia 11 de julho com aulas sempre às segundas-feiras.

O curso "Orientação e mobilidade para deficientes visuais" tem carga horária de 40 horas. Ministrado pelas técnicas da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação, as próximas aulas acontecerão nos dias 27 de junho, 4 e 11 de julho. O jornalista, e também deficiente visual, Lucas Aribé, participou da abertura e declarou a importância do treinamento.

O Palácio-Museu Olímpio Campos é vinculado à Casa Civil. O local é dotado de acessibilidade com elevador e plataformas móveis para garantir o acesso de cadeirantes. Possui, também cadeiras de rodas e monitores dispostos a conduzir os visitantes e que a partir desse curso terão a técnica de condução dos deficientes visuais.

Na primeira aula, os monitores puderam sentir na pele como um deficiente visual "enxerga" o Palácio-Museu. Com vendas pretas nos olhos, eles percorreram salões e tomaram o lanche servido durante o curso de olhos vendados.

O diretor do Palácio-Museu Olímpio Campos, Oyama Teles, disse que o curso seguinte será o de Libras. "Estamos seguindo a orientação do governador Marcelo Déda e do secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, que é a de fazer deste espaço um local acessível a todos, independentemente da condição física de cada um", falou.





Postado: 12/04/2016 - 16:53:51

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo