Palácio Museu Olímpio Campos -

(79)3216-8401 / 3216-8407

GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

Autoridades são homenageadas no aniversário de um ano do Palácio-Museu

Intelectuais, personalidades públicas e veículos da imprensa foram homenageados na noite desta sexta-feira, 20, no Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC). As homenagens fazem parte da programação especial de aniversário do Palácio-Museu que neste sábado, 21, completa um ano de criação. Entre os homenageados, o atual governador Marcelo Déda, e o ex-governador Paulo Barreto de Menezes.

Em um ano, o Palácio-Museu Olímpio Campos recebeu perto de 40 mil visitantes, a maioria formada por sergipanos, entre adultos e estudantes de escolas públicas e particulares do Estado. Nesse período, o acervo do PMOC cresceu e passou de 241 peças para 683 objetos, entre livros, telas, móveis e utensílios do século XIX.

"O Palácio-Museu Olímpio Campos guarda a memória do período republicano do Estado de Sergipe. É uma grande obra idealizada pelo governador Marcelo Déda que contribui para o turismo e para o Estado. Estamos fazendo esta homenagem a todos aqueles que deram a sua contribuição para o engrandecimento do acervo deste monumento que tem chamado a atenção de um público bastante eclético", disse o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto.

Para o ex-governador Paulo Barreto de Menezes, a emoção foi dupla de estar entre os homenageados. "Trabalhei e morei aqui neste Palácio. É muito emocionante poder estar aqui, agora recebendo esta homenagem", disse Paulo Barreto que governou Sergipe entre 1971 e 1975. Já as duas filhas do político e intelectual Manoel Cabral Machado, Ascendina Maria e Maria de Fátima Cabral Machado, destacaram a lembrança da intelectualidade do pai, em forma de placa recebida na noite de ontem. "É um reconhecimento à inteligência de nosso pai", disse Ascendina que representou o pai, falecido em janeiro de 2009, aos 92 anos. A família de Manoel Cabral Machado doou a biblioteca pessoal dele composta por mais de 6 mil livros.

As homenagens - Foram homenageados: o governador Marcelo Déda; o prefeito Edvaldo Nogueira; o advogado Gilton Garcia; os ex-governadores, João de Seixas Dória e Paulo Barreto de Menezes; o ex-vice-governador Manoel Cabral Machado (falecido); a historiadora e escritora, Ana Medina; a coordenadora de preservação da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural, Ana Conceição Sobral; o ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, José Ibarê Dantas; o diretor administrativo da Secretaria de Estado da Casa Civil (pela doação de livros raros), José Moreira dos Santos; o fotógrafo Lineu Lins; a superintendente regional do IPHAN, Terezinha Alves de Oliva; o reitor da Universidade Tiradentes, Joubert Uchoa de Mendonça; a Somese; as TVs Sergipe, Atalaia e Alese e o Jornal da Cidade. Todos os homenageados contribuíram para o acervo ou na restauração do Palácio-Museu.

Programação prossegue - A programação de aniversário do PMOC prossegue até o dia 31 com a exposição "Um parabéns especial ao Palácio-Museu", no salão Multieventos do POC. As telas foram pintadas por crianças e adolescentes portadores de deficiência na primeira semana de maio. A jovem Maira Hora participou da oficina e da abertura da exposição. "Adorei", disse a apontar para a tela que produziu intitulada "Objetos". Hoje, 21, acontece uma visita guiada de idosos do SAME e crianças d Oratório de Bebé. Em seguida, tem apresentação do Grupo Raízes com a peça teatral "Fragmentos da história sociopolítica de Sergipe", às 10 horas.

Postado: 12/04/2016 - 16:36:16

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo