Estudantes do ensino médio assistiram ontem à tarde a uma sessão especial de cinema no Palácio Museu Olímpio Campos. Antes do filme, visitaram o PMOC e conheceram todo o acervo do museu, símbolo do período republicano de Sergipe. O evento é parte do projeto Cinexperiência do Palácio Museu Olímpio Campos, que no mês de aniversário do PMOC resolveu atrair um público bem diferente do que costuma trazer todos os meses.
O Cinexperiência visa proporcionar o acesso à cultura e ao entretenimento em um local que representa a história de Sergipe. É desenvolvido por meio da Coordenação de Educação e Pesquisa do PMOC em parceria com o Sesc, atraindo uma vez por mês, os amantes do cinema ao PMOC para assistirem e discutirem sobre um filme fora do circuito comercial. Após a exibição, acontece sempre um debate mediado por cinéfilos de renome no Estado e nacional. A entrada é franca. Extraordinariamente, no mês de aniversário do PMOC, a sessão foi direcionada a estudantes de uma escola pública estadual do interior do Estado.
O secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto, destacou que a sessão especial motiva o público jovem a visitar mais os museus e a se interessar pela cultura e história do Estado. "O governo Marcelo Déda tem um compromisso com a juventude, de forma que proporcionar a esses jovens momentos de lazer, cultura e educação é a concretização desse pacto que é o pacto pela educação. Tenho certeza que esse instante vivido por esses alunos ficará na memória deles", disse o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto.
O estudante Sérgio Freitas, 14, nunca entrou em um museu. Ontem à tarde, conheceu o Palácio Museu Olímpio Campos e achou a experiência fantástica. "Ver esses móveis antigos, todas essas coisas do passado e que já foi dos governadores. Ver como era antes, é muito bom", disse o jovem depois de fazer a visita guiada e antes de assistir à sessão do cinema.
Após o filme a diretora executiva da Casa Curta-SE, Rosângela Rocha, especialmente convidada para o evento, conduziu as discussões sobre o filme. Para ela, a iniciativa é louvável de diversificar o público do Cinexperiência. "Apresentar essa diversidade cinematográfica a esse público ajuda a formar novas platéias", disse.
Entre os muros da escola - O filme (França/2008) apresentado ontem à tarde conta a história de um professor que tenta estimular seus alunos em sala de aula, mas enfrenta sérios problemas com a falta de educação e com o descaso deles em aprender algo. François Bégaudeau, protagonista de "Entre os Muros da Escola", é também o autor do livro no qual o filme foi baseado. A produção foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedora do Festival de Cannes.
Outras visitas - Também como parte da programação de aniversário, o PMOC está trazendo desde segunda-feira, 2, 51 estudantes com deficiências física e intelectual inseridos em escolas da rede estadual, para visitarem o Palácio Museu e participarem de uma oficina de pintura. De segunda a sexta, 6, os jovens, divididos em grupos de 10 por dia, são levados por monitores do Palácio Museu a conhecerem todo o acervo. Logo após, eles participam de oficinas de pintura retratando a impressão que tiveram sobre a visita. Todas as telas serão expostas na Exposição "Um parabéns especial ao Palácio Museu", que será aberta no próximo dia 21, quando o PMOC completa um ano.
O "Parabéns especial" é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Casa Civil, e conta com a parceria das secretarias de Estado da Educação (SEED), Saúde (SES) e da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides). O Palácio Museu Olímpio Campos é vinculado à Casa Civil.
O PMOC é dotado de acessibilidade a pessoas com deficiência e funciona na Praça Fausto Cardoso de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita. |