Na abertura do evento "Um parabéns especial ao Palácio Museu", alunos com deficiência visual da Escola Estadual Senador Leite Neto visitaram o Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) e depois colocaram na tela a impressão que tiveram do local e da visita. A ação que faz parte da programação de aniversário do PMOC foi aberta nessa segunda-feira, 2, e prossegue até sexta, 6, sempre das 9 às 11 horas.
Os estudantes percorreram toda a área do Palácio acompanhados de monitores e professores da escola. Com olhar diferenciado, tocaram as peças e ouviram atentamente a exposição do guia do PMOC, preparado para atender pessoas com deficiências. Após a visita, os estudantes lancharam e em seguida participaram da oficina de pintura.
Nesta terça-feira, foi a vez dos alunos das escolas estaduais Professor Francisco Portugal e Ministro Geraldo Barreto Sobral (CAIC), com deficiência intelectual. Na quarta-feira, 4, os jovens com deficiência auditiva, do Colégio Estadual Jonh Kennedy e da 11 de Agosto, farão a visita ao Palácio Museu. No dia 5, acontece a visita dos alunos com paralisia cerebral das escolas Myrian de Oliveira Melo, São Cristóvão, Alceu Amoroso Lima e Professor Francisco Portugal. Encerrando as visitas, 10 crianças e adolescentes entre 6 e 22 anos com deficiências intelectuais diversas do Cuidarte, instituição que trabalha com esse público.
As telas produzidas pelos estudantes serão expostas na Exposição "Um parabéns especial ao Palácio-Museu" que será aberta no dia 21 de maio e prosseguirá até o dia 30. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil, com objetivo de adicionar uma atividade inclusiva à programação especial de aniversário do PMOC, que no dia 21 de maio completa um ano. As secretarias de Estado da Educação (SEED), Saúde (SES) e da Inclusão Social (SEIDES) são parceiras do evento.
O Palácio Museu Olímpio Campos é dotado de acessibilidade a pessoas com deficiência e funciona na Praça Fausto Cardoso de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita. |