Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Ana Maria Medina lança

Uma belíssima e emocionante celebração da literatura sergipana. Foi assim o lançamento do livro "Mário Cabral, Vida e Obra", da escritora sergipana, Ana Maria Medina. A obra é fruto de um trabalho de mais de dois anos de pesquisa, leitura de todos os textos do biografado e entrevistas com familiares e amigos, além do próprio Mário Cabral. O evento aconteceu na noite da última sexta-feira, 18, no Palácio-Museu Olímpio Campos e contou com a presença de amigos e familiares do escritor, além de importantes figuras da literatura, política e intelectualidade sergipanas.
Autora de outros 5 livros, sempre trabalhando com a temática histórico-cultural sergipana, Ana Medina é também pesquisadora e membro da Academia Sergipana de Letras. Em seu trabalho mais recente, Medina une os elementos pesquisados à ótica da amiga e profunda admiradora do trabalho de um dos mais importantes escritores sergipanos, Mário Cabral, falecido em 2009.
"Fui eu quem escolheu o Olímpio Campos para fazer este lançamento, temos que valorizar esse trabalho que o governo de Sergipe realizou. Este Palácio estava aqui fechado, dormitando e agora que está revitalizado, acho importante reconhecer o valor dessa iniciativa", disse a autora.
A escritora teve a confiança absoluta dos familiares e amigos e, principalmente, do próprio biografado na hora de pesquisar, urdir e escrever sobre a vida e a obra do sergipano. "Vejo em Ana inteligência, talento, esforço, dedicação e, sobretudo, carinho, sentimento maior que ela tinha por meu pai. Virtudes que a qualificaram absolutamente para a realização deste trabalho", disse Malba Cabral Vellame, primeira filha do escritor.
"A escolha deste Palácio para acolher o lançamento do livro foi muito feliz. O primeiro baile da minha vida foi aqui, no Centenário de Aracaju. Eu ainda não tinha 15 anos, então tive que convencer meu pai e meu avô a me deixarem vir. Voltar aqui hoje me fez voltar ao passado, me lembro que subi essas escadarias me sentindo uma princesa. Nas minhas dimensões de criança, essas escadas eram enormes", contou a escritora.
São muitos os adjetivos encontrados quando se tenta definir a importância de Mário Cabral para a história, cultura e literatura sergipanas. O também escritor e pesquisador sergipano, Luiz Antônio Barreto, reuniu em algumas palavras a contribuição do poeta para Sergipe. "Mário Cabral foi uma vocação bem realizada de crítico, um memorialista, foi o primeiro a tratar de literatura infantil no estado, um intelectual dos mais atuantes. Começou como jornalista, escritor, pesquisador, poeta. Percorreu todos os caminhos que marcam a vida de um intelectual. Viveu muito, publicou muito, mas sem perder o centro de fazer de Aracaju seu objeto permanente de trabalho", afirmou Barreto.





Postado: 12/04/2016 - 15:42:52

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo