Dom Luciano nasceu em 21 de janeiro de 19254, fazendo em janeiro desse ano se estivesse vivo 100 anos. A figura de Dom Luciano é muito importante para o nosso Estado. Ele iniciou sua vida religiosa aos 11 anos quando entrou para o Seminário Menor do Sagrado Coração de Jesus, mudando-se logo em seguida para o seminário de Olinda e depois para o do Município de São Leopoldo no Rio Grande do Sul, onde terminou seus estudos. Em 18 de janeiro de 1948 pelas mãos de D. Fernando Gomes dos Santos, Bispo de Penedo, tornou-se sacerdote. Iniciou as suas atividades religiosas na Igreja de São Salvador em Aracaju. Como membro da Igreja participou da criação em 1951 da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, que funcionou provisoriamente no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde lecionou disciplinas como Filosofia, Latim e Psicologia. Em 1957 foi doutorar-se na Universidade da Sorbone. Foi nomeado em 1963 para o Conselho Estadual de Educação e em seguida tornou-se Presidente da Câmara de Ensino Superior, e é designado pelo Secretário de Educação Luiz Rabelo para coordenar um grupo de trabalho que tinha como objetivo a criação da Universidade da Universidade Federal de Sergipe que aconteceu em 15 de maio de 1968 pelo Decreto de nº 269, instituída como Fundação Universidade Federal de Sergipe, integrada ao Sistema Federal de Ensino Superior, incorporando todos os cursos superiores que existiam no estado. Já tinha sido eleito um ano antes a Presidente da Universidade, e em 07 de março de 1968 assumiu como membro o Conselho Federal de Educação onde permaneceu por mais de 15 anos.
Dom Luciano foi Bispo auxiliar de Aracaju de 1966 até 1971, tornando-se Arcebispo em 12 de fevereiro de 1971, sucedendo Dom José Vicente Távora e ficando no cargo até 1998, sucedido por Dom José Palmeira Lessa. Tornou-se então Arcebispo Emérito de Sergipe.
Dom Luciano Cabral Duarte além de sacerdote e professor, foi também escritor e membro de diversos Conselhos ligados a Educação e a vida religiosa. Faleceu em 29 de maio de 2018.
Texto elaborado pela equipe da Coordenação de Pesquisa e Educação
Palácio Museu Olímpio Campos.
Postado: 03/02/2025 - 12:45:46
|