Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

O QUE COMEMORAMOS EM NOVEMBRO


Novembro, penúltimo mês do ano, é cheio de comemorações. Iniciando de forma contemplativa com o dia 02 quando se reverencia os mortos. Logo em seguida com a comemoração do dia Nacional da Cultura, criado em homenagem ao nascimento do poeta Rui Barbosa que deixou importantes contribuições para a cultura brasileira. É uma data em que as comunidades se voltam para as suas raízes culturais, que identificam uma sociedade tudo isso acontece no dia 05. No campo político temos dentro do mês a comemoração da Proclamação da República que aconteceu em 15 de novembro de 1889. A República é o sistema político que substituiu a Monarquia no Brasil, inclusive com a deportação de D. Pedro II, comemoramos também no dia 19 o dia da Bandeira uma simbologia criada para marcar o fim do Império e o inicio da República, a Bandeira é um dos nossos símbolos Cívicos e suas cores verde e amarela começaram a ser usadas em 1822. Dentro das comemorações nacionais chegamos ao dia Nacional de Consciência Negra, comemorada no dia 20 data em que Zumbi foi morto por bandeirantes comandados por Domingos Jorge Velho, foi instituído oficialmente em 2011,transformando-se em um dia de luta contra o Racismo no Brasil, e em 2023 tornou-se feriado.
Os sergipanos participam de todas essas comemorações e ainda comemora outras datas. Nesse mês no campo politico temos o aniversário do ex-governador Albano Franco, que esteve por dois mandatos a frente do Estado, e ocupou vários cargos na esfera nacional. Temos o Coronel Freitas Brandão que foi interventor do estado, fazendo aniversário este mês e ainda temos o senhor Martinho Garcez, que também administrou o Estado. No Campo das artes comemoramos este mês o centenário do artista plástico Jenner Augusto, O Palácio tem algumas das suas obras em exposição, no mesmo campo temos Eurico Luís um cidadão paulistano que abraçou Sergipe como sua terra, Eurico teve grandes interferência nos espaços do Palácio.
Em fim podemos conhecer um pouco de tudo que o mês de novembro nos proporciona.

Texto elaborado pela equipe da Coordenação de Pesquisa e Educação
e a Coordenação de Museologia








Postado: 22/11/2024 - 15:13:06

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo