Entre os dias 27 e 30 de julho, o Palácio-Museu Olímpio Campos oferece à crianças e pré-adolescentes uma programação preparada especialmente para o período de férias. O projeto "Férias no Museu" promove uma ação voltada essencialmente para o conhecimento da história de Sergipe através do acervo do Palácio na perspectiva da educação patrimonial.
No primeiro dia, o projeto levou aproximadamente 30 crianças com idades entre 6 e 13 anos, à uma tarde de lazer e muito informação. As crianças confeccionaram os próprios crachás, assistiram a uma palestra teórica sobre artes plásticas e puderam conhecer a coleção de obras de artistas sergipanos que o Museu conserva. Após uma pausa para o lanche, as crianças conheceram as dependências do Palácio e participaram de uma oficina de confecção de fanzines.
O artista plástico, Bené Santana, responsável pela confecção de duas obras que compõem o acervo do Palácio-Museu, foi quem conversou com as crianças numa exposição teórica sobre artes plásticas mostrando e explanando sobre a coleção que o Palácio conserva. "É muito bom ajudar a construir novos olhares e mostrar coisas que eles ainda não conheciam. Esses eventos têm que se estender para que se alarguem mais os horizontes dessa nova geração", avalia o artista sergipano.
A estudante Beatriz Santos de Carvalho, 11, vê esta experiência como uma forma diferenciada de aprendizado. "Gostei muito de conhecer o Palácio. Assim é mais fácil de entender o que a gente estuda porque vendo o cenário, você pode imaginar melhor os fatos que aconteceram na história", explica a estudante.
João Victor Souza, 10, ficou muito surpreso com a beleza do monumento "O Palácio é admirável! Olhando a fachada a gente acha que é um lugar bem velho, mas quando entra dá de cara com isso tudo. É muito luxuoso! E o mais importante não é conhecê-lo é saber a importância dele para a nossa história e porque ele foi construído. Acho que minha turma do colégio que gosta de história adoraria vir aqui, porque acabamos nos aprofundamos mais nos assuntos que vemos no colégio, afirma Souza.
Educação Patrimonial
Ao assumir a alcunha de Palácio-Museu, o Olímpio Campos assumiu também um compromisso com a sociedade sergipana de, além de promover a conservação do patrimônio histórico, cultural e intelectual que abriga, também utilizá-lo para fins didático-pedagógicos e culturais. Nesse contexto, o "Férias no Museu" promove a experiência direta entre os visitantes e os bens do Museu para gerar mais compreensão e valorização da herança cultural.
A programação do "Férias do Museu" tem início às 13h e vai até o dia 30. O cronograma das atividades está disponível no sítio do Palácio Olímpio Campos através do endereço: www.palacioolimpiocampos.se.gov.br. |