No dia 11 de março, foi um dia muito especial e cheio de saudades, porque nesse dia no Município de Simão Dias, nascia o jovem Marcelo Déda Chagas, que ao longo do tempo vai se transformar em um dos maiores estadista dentro da política estadual e nacional.
Marcelo Déda começa a brilhar no mundo da política quando inicia sua brilhante trajetória na política estudantil da capital aracajuana. A sua estrela brilhou de tal forma que em 1982 se filia ao Partido dos Trabalhadores (PT), seu porto seguro até o fim. Em 1986 foi eleito Deputado Estadual, em 1994 elege-se como Deputado Federal com a maior votação do Estado; em 2000 torna-se Prefeito da Capital, sendo reeleito em 2004. Em 2006 consegue uma vitória histórica em Sergipe, quando é eleito governador tendo como Vice Belivaldo Chagas; em 2010 foi reeleito sendo nesse mandato o seu Vice Jackson Barreto, mas, quis o ser supremo, que ele fosse comandar os departamentos políticos do céu, nos deixando em 02 de dezembro de 2013. Sergipe perde o seu grande amante, que muito fez pelo nosso povo, quando esteve a frente do executivo do Estado.
No seu primeiro mandato destacamos uma obra, que muito marcou a sociedade sergipana que foi a transformação do Palácio Olímpio Campos sede do poder executivo desde o século XIX, em Palácio Museu Olímpio Campos, momento marcante depois de o prédio ter estado fechado durante quinze (15) anos.
Nesse dia 11 a equipe de trabalho do PMOC que trabalhou com ele nessa transformação, recorda com saudade o nascimento desse grande homem, que deixou para nós, lições de amor e respeito a nossa sergipanidade.
A memória do Palácio Museu Olímpio Campos será eternamente marcada pelas lembranças desse grande estadista que faria sessenta e dois (62) anos, sendo boa parte deles lutando pela democracia nesse país.
Por: Prof. Izaura Ramos
Coordenação de Educação e Pesquisa do PMOC
|