Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Municípios de Sergipe em festa.

Nesta última semana de fevereiro, no nosso Estado, quatro (04) municípios estiveram em festa, uns comemorando sua emancipação e outros a sua data de fundação. Começamos enfatizando o Município de Porto da Folha, localizado no Alto Sertão sergipano, com uma economia baseada no setor de serviços e na criação de gado de corte e leiteiro, e tendo no turismo um novo aliado econômico. Em fevereiro os Porto-Folhenses, ou buraqueiros como são conhecidos os filhos de Porto da Folha, comemoram a fundação do Município que aconteceu em 1835; dessa forma o Município está fazendo 187 anos. Seguimos visitando o Município de Capela que está localizado no leste sergipano e se destaca na produção de cana-de-açúcar destinada a produção de álcool, na criação de gado , como também destaca-se no turismo no período do ciclo Junino, pois possui a maior festa do período que é A FESTA DO MASTRO em homenagem a São Pedro. Capela está fazendo 187 anos de Emancipação Política, momento que representa a sua separação da Vila de Santo Amaro das Brotas; dando prosseguimento ao nosso passeio chegamos a Nossa Senhora do Socorro, localizada na Grande Aracaju e que possui hoje um dos grandes avanços no campo econômico, pois se destaca na agricultura, na indústria com o seu Distrito industrial, no comércio e na carcinicultura (criação de camarão de viveiro). Socorro comemora 187 anos da sua Emancipação Política, quando se separou da Vila de Laranjeiras. Finalizamos as nossas homenagens, com a comunidade de Santa Luzia do Itanhy, localizado no Sul sergipano; economicamente o município tem como base a produção de cana, a citricultura, a criação de gado de corte e leiteiro e na pesca artesanal. Os nascidos em Santa Luzia comemora 187 anos de emancipação Política, momento em que se separou de Estância.
O Palácio Museu Olímpio Campos, parabeniza a todas as comunidades que nessa semana estão em festa, demostrando o valor da nossa sergipanidade.

Por Prof. Izaura Ramos
Pesquisa da Coordenação de Educação e Pesquisa
do PMOC



Município de Porto da Folha


Município de Capela


Município Nossa Senhora do Socorro





Postado: 22/02/2022 - 17:13:36

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo