Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Tradição e fé nos Municípios sergipanos

No dia 11 de fevereiro se comemora universalmente o dia de Nossa Senhora de Lourdes, sendo a data da sua primeira aparição na cidade de Lourdes na França, para a jovem Bernadete Soubirous, que durante cinco (05) meses rezou junto com Nossa Senhora e ouviu dela vários segredos. A iconografia de Nossa Senhora de Lourdes é conhecida de todos os católicos, e a sua devoção no Brasil é bem grande.
Em Sergipe duas (02) cidades tem Nossa Senhora de Lourdes, como padroeira e no dia 11, desenvolveram uma vasta programação religiosa. Estamos falando de Nossa Senhora de Lourdes, que como podemos ver o próprio nome já mostra que é sua padroeira. Nossa Senhora de Lourdes é um Município de Sergipe localizado no Alto do Sertão sergipano, economicamente o município tem na agricultura sua base, mas, também se destaca na pecuária e na pesca. O outro município é Pirambu que está localizado no leste sergipano, é um grande polo turístico do Estado pela beleza de suas praias, lagoas e dunas, mas, economicamente também produz vários produtos agrícolas, destacando-se na produção de camarão e peixe, como também na mineração de diversos depósitos e extração do barro. A padroeira de Pirambu também é Nossa Senhora de Lourdes.
Para o povo sergipano, uma das características da nossa sergipanidade é a relação das comunidades com as tradições religiosas, que são grandes momentos históricos da nossa gente.



Por: Prfa. Izaura Ramos
Pesquisa realizada pela Coordenação de
Educação e Pesquisa do PMOC





Postado: 14/02/2022 - 17:12:37

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo