Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Dando continuidade a nossa série em relação à fé do povo sergipano, nesse mês de fevereiro, logo no inicio temos três (03) grandes Municípios comemorando as suas padroeiras, podemos identifica-los como municípios Marianos. Iniciamos a nossa viagem com o Município de Capela que fica localizado no leste do Estado, com uma área geográfica de 442,460Km², tendo como economia o plantio de algodão, a cultura da cana e produção de açúcar cristal, sendo o município onde se localizou a 1° Usina de Açúcar Cristal de Sergipe. Capela tornou-se cidade em 28 de agosto de 1888. A sua população é identificada como capelense. No período do Cangaço o município recebeu em vários momentos a visita de Lampião. Também é conhecido como A Rainha dos Tabuleiros. A sua padroeira é Nossa Senhora da Purificação; essa iconografia de Maria se origina no Evangelho de São Lucas. Seguimos então para o Município de Itaporanga D'Ajuda, que se localiza no sul do Estado, as margens do Rio Vaza Barris. A povoação da região começou no século XVIII, através do engenho Itaporanga; em 1845 tornou-se freguesia denominada de Nossa Senhora da Ajuda; em 1854 tornou-se vila de Itaporanga e em 1938 tornou-se cidade. Quem nasce em Itaporanga é chamado de itaporanguense. O município tem 757,283km², e sua economia é pautada em indústrias de alimentos e de sucos, além da criação de gado para a produção de leite, o cultivo da cana de açúcar e o turismo devido a suas belas praias. A padroeira do Município é Nossa Senhora da Ajuda, que está relacionada á agonia de Cristo no Calvário. Outro município que está em festa nesse inicio de mês é o de Nossa Senhora do Socorro, que está localizado no leste do Estado de Sergipe, na região metropolitana de Aracaju, com uma área de 156,771Km². Quem nasce em Socorro é chamado de Socorrense. O município é banhado pelos rios do Sal, do Cotinguiba, e o Sergipe, a sua produção econômica está voltada para produtos agrícolas, destacando-se também na pescaria e no setor industrial com um grande Distrito Industrial, formado por vários tipos de indústrias, sendo considerado um dos maiores Parques Industriais do Estado. A padroeira do Município é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro um dos títulos atribuídos a Maria, representada pelo famoso ícone bizantino, também conhecida como Virgem da Paixão. Finalizando esse inicio de mês temos o município de Umbaúba que fica no sul do Estado, com 121,101Km², economicamente se destaca na produção de laranja e na agricultura. Quem nasce em Umbaúba é chamado de umbaubense. A padroeira do Município é Nossa Senhora da Guia, um dos títulos de Maria, conhecida como padroeira dos navegantes.
As comemorações nos municípios são pautadas em novenários, missas e procissões com grande participação popular e com a presença de autoridades, mostrando a fé do nosso povo.








Por: Profa. Izaura Ramos
Coordenação de Educação e Pesquisa






Postado: 17/02/2022 - 11:10:21

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo