Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Parabéns aos Riachuelenses


O Palácio Museu Olímpio Campos parabeniza os riachuelenses, pela comemoração de sua Emancipação Política, nesse mês de janeiro, quando completam 132 anos da transformação do Povoado Pintos em Cidade. Inicialmente o povoado foi transformado em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição (hoje padroeira do Município) em 1872; em seguida em 1874 tornou-se Vila, chegando a Cidade pelo Decreto nº 10 de 25.01..1890.
A cidade de Riachuelo economicamente sempre se destacou na produção açucareira, sediando até os dias atuais, a Usina produtora de Açúcar em Sergipe; o município está localizado no leste sergipano na região canavieira do Estado, entre os rios Sergipe, Cotinguiba e Jacarecica, formando um elo, o que para muitos é o significado do seu nome, mas, a versão que é aceita é de que o nome é em homenagem a Batalha Naval de Riachuelo, decisiva na Guerra do Paraguai e vencida pelo Almirante Barroso.
Riachuelo também deu para Sergipe, grandes nomes da nossa política que governaram o nosso Estado como José Rollemberg Leite e Paulo Barreto de Menezes, além de senadores, e deputados.
Não só grandes políticos são filhos de Riachuelo, temos também grandes poetas como Santo Souza e outros.
Parabéns a toda comunidade.

Por: Profa.Izaura Ramos
Coordenação de Educação e Pesquisa do PMOC





Postado: 26/01/2022 - 11:53:17

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo