Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Janeiro, mês de nascimentos de grandes homens na politica Sergipana

O mês de Janeiro para a política sergipana é um mês bem marcante, pois nesse período fazem aniversário de nascimento de seis (06) homens que comandaram o Nosso Estado. Alguns deles com administrações brilhantes para o desenvolvimento do nosso querido Sergipe. O primeiro aniversariante do mês é Manoel Oliveira Valadão que nasceu no dia 04 de janeiro de 1894 e administrou o Estado por dois (02) mandatos; seguimos com Josino Menezes que nasceu no dia 17 de janeiro de 1866 e foi eleito através de sufrágio universal; continuamos com Arnaldo Rollemberg Garcez que nasceu no dia 19 de janeiro de 1911. A sua administração foi marcada por grandes feitos como a construção do Auditório do Colégio Atheneu Sergipense que funciona hoje como Teatro; também construiu o Parque de Exposição João Cleofás e vários outros empreendimentos que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. No dia 24 de janeiro de 1923, nascia Sebastião Celso de Carvalho que no governo criou o Instituto de Previdência do Estado (IPES), implantou a Empresa de Telecomunicações e vários outros empreendimentos. Temos ainda o aniversário do primeiro Presidente de Estado, após a Proclamação da República o Sr. Filesbelo Freire que nasceu em 30 de janeiro de 1858 e foi um grande escritor, publicando vários livros com temas relacionados à História de Sergipe; finalizando o mês temos Francisco de Souza Porto, que nasceu no dia 31 de janeiro de 1885, e foi Presidente Interino do nosso querido Estado.
Como podemos ver o mês de Janeiro é recheado de grandes nomes que tiveram nas mãos as diretrizes do desenvolvimento da sociedade Sergipana.

Por: Izaura Ramos
Coordenação de Educação e Pesquisa





Postado: 24/01/2022 - 12:21:09

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo