O Palácio-Museu Olímpio Campos é uma fonte incontestável no resgate de importantes fatos da história de Sergipe. Nesta alçada, o Museu presta diversas homenagens às personalidades que compõem o quadro político do estado, desde a época da Província (1889) até os dias atuais. Espaços como o Província, as galerias dos Governantes Republicanos e dos Ex-governantes representam essas personalidades e homenageiam sua participação na história política de Sergipe.
As famílias de importantes personalidades políticas sergipanas vêem se somando à homenagem através das doações de fotos, livros, jornais e documentos contemporâneos dessas importantes figuras políticas do estado. Como a família do ex-vice governador Manoel Cabral Machado que doou fotografias livros e documentos que hoje compõem a Biblioteca Manoel Cabral Machado, onde se encontra a Galeria dos ex-vice governadores.
Para enriquecer ainda mais seu acervo, o Palácio-Museu recebeu a doação de três fotografias de presidentes e ex-presidentes do estado de Sergipe, como ainda eram chamados os governantes no início do período republicano. Foram doadas por suas respectivas famílias as fotografias do ex-presidente do Estado de Sergipe, Manoel Correia Dantas (1927-1930); do ex- vice presidente do Estado, Apulcro Mota (1898-1899) e do ex-presidente de Sergipe, João Vieira Leite (1894-1894).
Lúcio Mota, neto de Apulcro Mota, doou uma foto do avô, mas não pretende parar por aí. "Quando visitei o Palácio pensei em doar a foto de meu avô para completar a galeria dos governantes republicanos e assim o fiz. Inclusive, eu gostaria de doar também alguns jornais da época que ele era governante, pois acredito que interessarão os visitantes do Palácio", avalia Mota.
A sobrinha-neta do ex-presidente do estado de Sergipe João Vieira Leite, Ana Maria Nunes Espinheira, decidiu, em visita ao Palácio, doar ao acervo da Galeria dos ex-governadores uma fotografia do seu tio-avô. "Assim que entrei na Galeria dos ex-governadores pensei que estava faltando uma foto de meu tio-avô, e como minha mãe, Tereza Vieira, tem um grande acervo com fotos e documentos da época de meu avô, resolvi doar uma foto ao Palácio-Museu Olímpio Campos".
O Palácio Museu Olímpio Campos fica aberto à visitação de terça a sexta das 10h às 17h e nos sábados e domingos, das 09h às 13h. Para mais informações visite o sítio: http://www.palacioolimpiocampos.se.gov.br.
Fotos: Marcos Rodrigues/ASN |