Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Palácio-Museu Olímpio Campos recebe fotografias de importantes figuras políticas do Estado de Sergipe

O Palácio-Museu Olímpio Campos é uma fonte incontestável no resgate de importantes fatos da história de Sergipe. Nesta alçada, o Museu presta diversas homenagens às personalidades que compõem o quadro político do estado, desde a época da Província (1889) até os dias atuais. Espaços como o Província, as galerias dos Governantes Republicanos e dos Ex-governantes representam essas personalidades e homenageiam sua participação na história política de Sergipe.

As famílias de importantes personalidades políticas sergipanas vêem se somando à homenagem através das doações de fotos, livros, jornais e documentos contemporâneos dessas importantes figuras políticas do estado. Como a família do ex-vice governador Manoel Cabral Machado que doou fotografias livros e documentos que hoje compõem a Biblioteca Manoel Cabral Machado, onde se encontra a Galeria dos ex-vice governadores.

Para enriquecer ainda mais seu acervo, o Palácio-Museu recebeu a doação de três fotografias de presidentes e ex-presidentes do estado de Sergipe, como ainda eram chamados os governantes no início do período republicano. Foram doadas por suas respectivas famílias as fotografias do ex-presidente do Estado de Sergipe, Manoel Correia Dantas (1927-1930); do ex- vice presidente do Estado, Apulcro Mota (1898-1899) e do ex-presidente de Sergipe, João Vieira Leite (1894-1894).

Lúcio Mota, neto de Apulcro Mota, doou uma foto do avô, mas não pretende parar por aí. "Quando visitei o Palácio pensei em doar a foto de meu avô para completar a galeria dos governantes republicanos e assim o fiz. Inclusive, eu gostaria de doar também alguns jornais da época que ele era governante, pois acredito que interessarão os visitantes do Palácio", avalia Mota.

A sobrinha-neta do ex-presidente do estado de Sergipe João Vieira Leite, Ana Maria Nunes Espinheira, decidiu, em visita ao Palácio, doar ao acervo da Galeria dos ex-governadores uma fotografia do seu tio-avô. "Assim que entrei na Galeria dos ex-governadores pensei que estava faltando uma foto de meu tio-avô, e como minha mãe, Tereza Vieira, tem um grande acervo com fotos e documentos da época de meu avô, resolvi doar uma foto ao Palácio-Museu Olímpio Campos".

O Palácio Museu Olímpio Campos fica aberto à visitação de terça a sexta das 10h às 17h e nos sábados e domingos, das 09h às 13h. Para mais informações visite o sítio: http://www.palacioolimpiocampos.se.gov.br.

Fotos: Marcos Rodrigues/ASN





Postado: 07/04/2016 - 15:58:41

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo