O mês de abril é dedicado ao LIVRO, sendo o dia 23 de abril conhecido como o Dia Internacional do Livro. Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argilas, por volta do ano 3.200 a.C na Mesopotâmia, atual Iraque. Nesses tabletes encontrava-se temas ligados as leis, assuntos administrativos e também religiosos, além de lendas e até poesias. Com o desenvolvimento das civilizações o livro torna-se mas leve graças a descoberta de outros materiais como o papiro. A região onde hoje é a Turquia, desenvolveu o pergaminho que podia ser produzido em rolo ou volume facilitando a produção dos livros. O papel só chegou a Europa através dos Árabes apenas no século XII, vindo da China, e mesmo com esses novos suportes, os livro eram manuscritos, copiados por monges. Os manuscritos só começaram a ser substituído quando o alemão Gutemberg inventou a prensa e os tipos móveis que vai trazer rapidez na produção dos livros. O primeiro livro a ser impresso foi a BIBILIA.
No Brasil os livros chegaram pela mão dos colonizadores e claro que o primeiro foi a Bíblia, depois os Jesuítas trouxeram outros livros principalmente com a missão de catequisar. Só a partir de 1808 com a vinda da Família Real para o Brasil, é que se produziu livros por aqui, porque a família Real trouxe uma impressora.
O nome livro deriva do latim LÍBER, e o livro é transportável, encadernado, contendo um texto manuscrito ou impresso, com ou sem imagem, que se transforma em um produto intelectual que transmite conhecimento e expressões individuais e coletivas. A produção dos livros hoje requer um autor, o editor que transforma o produto em comercial e uma editora.
A UNESCO escolheu a data do dia Mundial do livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral. A data de 23 de Abril foi escolhida por ser a data de morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes Inca Garciloso de la Veja.
O dia Nacional do Livro Infantil que também é em Abril no dia 18 foi instituído em 2002ano em que foi criada a Lei 10.402/02 registrando a data de nascimento de MONTEIRO LOBATO como o dia oficial da literatura infanto-juvenil.
O livro no decorrer do desenvolvimento da humanidade tornou-se um bem pessoal ou público quando compõe o acervo de uma BIBLIOTECA, para deleite da comunidade em geral. O Palácio Museu Olímpio Campos, possui uma Biblioteca composta por um acervo bastante diversificado que pertenceu ao ex-vice-governador Dr. Manoel Cabral Machado. O acervo da Biblioteca está a disposição também na nossa Biblioteca Virtual que se encontra no nosso site para a consulta e a leitura deve ser presencial. Vale a pena conhecer a nossa Biblioteca é um local bastante prazeroso e que proporciona muito conhecimento.
Horário de visitação: de Terça a sexta das 10hs às 17has
Texto elaborado pela equipe Coordenação de Educação e Pesquisa do PMOC.
|