Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Governo abre ponto de venda da Editora Diário Oficial no PMOC

A cerimônia de reabertura do Museu-Palácio Olímpio Campos, um dos maiores símbolos da arquitetura de Sergipe foi uma noite memorável para a história política e cultural do estado. Durante a solenidade, realizada na noite da última sexta-feira, 21, também foi inaugurado o ponto de venda da Editora Diário Oficial, localizado na cafeteria do palácio, o Café do Museu, onde já estavam disponíveis 116 títulos de autores sergipanos para venda a preço popular.



O local foi bastante visitado e elogiado. Segundo o diretor-presidente da Segrase, Luiz Eduardo Oliva, esta iniciativa amplia a ideia da Editora Diário Oficial, ao inaugurar o seu primeiro ponto de venda. "Como estamos iniciando e nossos títulos são poucos, fomos buscar outros autores que na maioria das vezes ficam com seus livros encalhados. A comercialização em um ponto dedicado ao autor sergipano valoriza o produto da nossa terra e demonstra o compromisso deste Governo com as coisas da nossa cultura", considera Oliva.



Também foi distribuída aos presentes a reprodução do primeiro mapa da Capitania de Sergipe Del Rey, retirado do Atlas Maior, de autoria de Joan Blaeu em 1665, que apresenta grandeza em detalhes da época, retratando, inclusive, três animais autóctones: um ocelote (jaguatirica), um tapir (anta), e uma capivara, além de mostrar as frutas da região, como o abacaxi, mamão, caju dentre outros. Com certeza, uma preciosa relíquia da cartografia sergipana. A reprodução do mapa foi confeccionada em formato A3, fruto do primoroso trabalho da equipe de designers da Editora Diário Oficial e pesquisa da historiadora da Segrase, Anne Alice.



Sobre o Museu


Nos cômodos do Museu estão galerias com fotos dos governadores e vices, biblioteca com obras, medalhas e documentos pessoais de governadores, um quarto decorado em homenagem às mulheres que se destacaram na evolução política do Estado, uma maquete que remonta a cidade de Aracaju na década de 20, com destaque para o bondinho e o famoso cinema Rio Branco, exposições de obras importantes do estado e muito mais. À frente do minucioso trabalho de restauração dos aspectos originais do Palácio-Museu Olímpio Campos, esteve a Secretaria de Estado da Casa Civil, comandada pelo secretário Oliveira Júnior.





Postado: 07/04/2016 - 15:41:26

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo