Aconteceu no mês de outubro no espaço da Galeria de Artes a exposição temporária com o tema- As Novas formas de Brincar.
A transição dos brinquedos artesanais para os brinquedos tecnológicos é algo que acompanha a evolução da sociedade, os brinquedos artesanais e as brincadeiras antigas, amarelinha ou macacão, peteca, passe anel, o mestre mandou, pião, dominó, pular corda, elefante colorido, batatinha frita 123, brincadeira de roda, escravo de jô, pega vareta, forca, pega pega, esconde esconde, continuam a existir na atualidade, porem não estão na moda para as crianças da sociedade atual, algumas ainda brincam, mas muitas delas preferem brincar com brinquedos mais modernos e eletrônicos.
Os brinquedos artesanais vieram das necessidades dos adultos ensinarem as crianças a crescerem na sociedade e conhecer as atividades do mundo adulto através deles. Também serviam para suprir o momento de ausência dos pais, muitos desses brinquedos eram feitos pelos próprios pais ou até mesmo pelas crianças.
Hoje em dia os brinquedos já estão sendo vendidos prontos, alguns brinquedos e brincadeiras antigas foram atualizados, muitos se transformaram em jogos eletrônicos, alguns são praticados como esportes, todos eles existem acompanhando o mercado global da sociedade e continuam com características educativas, além de terem adquirido novos padrões de consumo, e até exigências de segurança, porém alguns já não são transmitido de geração para geração, como nos brinquedos e brincadeiras antigas e artesanais. Agora os adultos aprendem com as crianças as novas brincadeiras e jogos eletrônicos, que não existiam no seu tempo de infância.
|