Os alunos do Colégio Estadual Leandro Maciel de Pacatuba foram os primeiros estudantes do interior do estado a visitar o Palácio-Museu Olímpio Campos. Na semana passada, em substituição à aula de Artes, 37 alunos do 2º e 3º anos fizeram um passeio pedagógico onde aprenderam mais sobre a história de Sergipe e puderam visualizar elementos artísticos que antes só haviam visto nos livros.
Durante a visita, os alunos ficaram atentos às explicações da monitora do Palácio, fizeram muitas anotações sobre o que estavam vendo e perguntaram bastante, especialmente sobre o mobiliário e fatos históricos. A maquete da Sala Cidade de Aracaju causou especial comoção, pois os estudantes puderam localizar o Museu dentro da peça.
A professora de artes e literatura Rosana Barreto preparou esta visita por enxergar no Museu uma rica contribuição para as duas áreas nas quais atua, além da história. "Acredito neste tipo de passeio como ferramenta para a educação. Até a forma como estão dispostos todos esses elementos e galerias causa admiração e aproxima o aluno de fatos sobre os quais nós apenas falamos em sala de aula. O resgate da história de Sergipe, o acervo cultural, bem como a arte retratada as peças muito bem conservadas, tudo isso impressiona e encanta", afirma a professora.
Juliane Inácio Brito,17, aluna do terceiro ano, percebeu o Palácio como algo absolutamente diferente de tudo que ela já havia visto. "Estou surpresa com o que vi aqui, aprendi muito hoje. Nos livros a gente lê, observa, mas aqui nós vemos de perto, podemos sentir o clima de outras épocas muito diferentes da nossa. Além disso, o Palácio é muito bonito", relata a estudante.
Os estudantes são um público assíduo do Olímpio Campos. Durante todo o dia muitos deles podem ser vistos percorrendo o roteiro de visitação do Palácio, sozinhos ou em pequenos grupos. As visitas das escolas podem ser agendadas com a relação públicas do Palácio, Wania Walenska. |