Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Homenagem ao ex governador José Calasans

Filho de Joana de Góis Ferreira e Francisco Félix Ferreira, José Calasans, nasceu no dia 27 de agosto de 1863 na cidade de Itabaiana. Estudou na sua cidade natal e em Aracaju. Em 1881 ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Foi promovido a segundo tenente em 1889 (mesmo ano em que fez curso de engenharia militar) e no ano seguinte a primeiro-tenente.

Em abril de 1892 alcançou o título de capitão, em maio do mesmo ano foi eleito presidente de Sergipe pela Assembleia Legislativa, cargo que ocupou até 1894. Segundo o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro do Centro de Documentação de História Contepôranea do Brasil (CPDOC) em governo José Calasans ?construiu a sede do Poder Judiciário, o Tribunal de Relação e um Hospital de Caridade, e prosseguiu abrindo novas escolas e inaugurando diversas pontes?.

José Calasans fez parte das forças legalistas que combateram a Revolta Armada - Levante de oposição ao presidente Floriano Peixoto. Em su carreira militar Calasans serviu em diversas obras militares, além de ter combatido o levante de marinheiros liderado por João Cândido em 1910, que lutavam contra castigos corporais.

Em 1930 retornou à política, sendo nomeado Governador Provisório de Sergipe, deixou o cargo quando Getúlio Vargas assumiu a presidência. Foi Sócio-Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, faleceu em Aracaju no dia 31 de outubro de 1948.





Postado: 31/08/2016 - 16:26:33

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo