O Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Casa Civil e Palácio Museu Olímpio Campos, comemorou, na manhã da última sexta-feira (22), cinco anos da reabertura do Palácio Olimpio Campos e inauguração do Palácio-Museu Olimpio Campos, junto com uma Mesa Redonda referente a 13ª Semana de Museus. Durante o evento foi aberta a exposição ?As Noivas do Palácio?, uma homenagem a Maio, mês típico das cerimônias de casamento. A exposição fica na galeria do Palácio até o dia 13 de Junho, e tem como principal atração trabalhos de fotógrafos que escolheram o Palácio como cenário de suas fotografias de casamento.
Anna Karolinny é monitora do Museu desde sua abertura e se diz orgulhosa em fazer parte da realização de um grande projeto. ?Hoje o Palácio Museu é um dos maiores pontos turísticos sergipanos. Vejo a quantidade de pessoas que vem visitar, que se encantam com este espaço, que ficam interessadas em saber da história política do nosso estado e fico muito feliz em, de certa forma, ter feito e fazer parte da equipe, de manter uma cultura viva, de passar conhecimento e preservar um patrimônio.?, diz a monitora.
O dia foi iniciado com o hasteamento do Pavilhão Nacional, com a presença da Banda de Música da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) e a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Itabaiana. Logo após a Mesa Redonda, que faz parte da 13ª Semana de Museus, tema Economia Criativa nos Museus: Arte, Turismo e Sustentabilidade. Compuseram a mesa as professoras Dra. Janaina Mello, a M.Sc. Lillian Maria de Mesquita Alexandre e a Dra. Andreza Santos Cruz Maynard.
A diretora em exercício do Palácio Museu Olímpio Campos, Izaura Julia, se mostrou emocionada ao relembrar a sua trajetória de trabalho no Museu, desde quando o Palácio Museu era apenas um projeto, até os dias de hoje. ?Cinco anos de um sonho de um idealista chamado Marcelo Déda, que ousou transformar um patrimônio público, político, em uma casa do povo?, conta a diretora.
|