Com quase 50 anos de carreira política, o ex-governador de Sergipe, Antonio Carlos Valadares, só não exerceu os mandatos políticos de vereador e presidente. No entanto, Valadares já foi Prefeito de Simão Dias, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Vice-governador e Governador do Estado.
Eleito governador em 1986 pelo Partido da Frente Liberal (PFL), ele é um químico industrial, advogado e atual senador da república que nasceu em 6 de Abril de 1946, na cidade de Simão Dias, Agreste Sergipano. O ex-governador é filho de políticos: seu pai, Pedro Almeida Valadares, foi duas vezes vereador, uma vez prefeito e duas vezes deputado estadual. Já sua mãe, Josefa Matos Valadares, foi prefeita do município.
Sobre sua vida escolar, ainda criança iniciou seus estudos em Simão Dias, mais tarde foi à capital sergipana, passando a estudar nos colégios Jackson de Figueiredo e Atheneu Sergipense. Graduado em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) trabalhou como professor no Atheneu por alguns anos, mas sobre sua formação em direito e o título de advogado, ele afirma que os estudos na área têm ajudado na profissão política.
Valadares começou sua carreira política como prefeito de Simão Dias em 1967. Sendo eleito deputado estadual por dois mandatos, de 1971 a 1978, exercendo a função de presidente na Assembléia Legislativa. Ocupou o cargo de deputado federal de 79 a 82, embora tenha se afastado por dois anos e nove meses para exercer o cargo de Secretário da Educação e Cultura de Sergipe. Seu próximo posto foi de vice-governador, no período de 1983 a 1986. Em 86, foi eleito governador de Sergipe pelo PFL, governando Sergipe de 1987 a 1990. Para o Senado, ingressou no período de 1995 a 2003, pelo PP e reelegeu-se senador pelo PSB em 2002 e 2010. |