O governador Jackson Barreto prestigiou na noite desta quarta-feira, 11, a abertura da exposição fotográfica #DédaPresente, da fotógrafa Janaína Santos, no Museu da Gente Sergipana. A escolha da data foi em homenagem ao aniversário do ex-governador Marcelo Déda, que se estivesse vivo completaria 55 anos.
A exposição #DédaPresente é uma realização do Instituto Banese e promoção do Museu da Gente Sergipana, com o apoio do Instituto Marcelo Déda. Nela estarão retratados momentos históricos da trajetória do governador Marcelo Déda, falecido precocemente em 2013.
A mostra com 24 fotos de Janaína Santos e mais sete do próprio ex-governador, levará o visitante a sentir a trajetória de Marcelo Déda na construção de seu legado. Ao percorrê-la, o visitante fará uma imersão em momentos marcantes da trajetória de Déda e também da política contemporânea sergipana.
Jackson Barreto afirmou que o ex-governador Marcelo Déda sempre estará presente nos corações e mentes do povo sergipano. Além de prestigiar a exposição da fotógrafa, o governador revelou que a sua ida ao museu serve também para reafirmar o seu compromisso com um modelo de governo iniciado por Marcelo Déda, que mudou Sergipe. ?Quero também prestar a minha homenagem a este grande homem, que dedicou a sua vida à causa pública?, enfatizou.
A ex-primeira dama, Eliane Aquino, afirmou que a exposição revela um pouco da história do ex-governador, ?história essa que deve ser lembrada pelos sergipanos por muitos anos?. Ela destacou que em muitos momentos, Déda dizia que ele não construía a história dele sozinho, mas com pessoas e amigos que estavam sempre ao seu lado, ?na luta pelo povo sergipano?.
?Sempre quis prestar uma homenagem a esse grande homem que fez muito por Sergipe e que me ensinou muito durante o período em que convivemos?, afirmou a fotógrafa Janaína Santos ao relatar de como surgiu a ideia de fazer a exposição. Ela disse que a partir daí, entrou em contato com a família e começou a amadurecer o projeto.
Janaína trabalhou como fotógrafa do ex-governador desde o período em que ele foi prefeito de Aracaju, acompanhou-o nas campanhas e também quando chegou ao governo de Sergipe. Ela disse que dessa convivência nasceu uma amizade e em muitos momentos ele se tornava um professor por conta da vasta cultura que fazia questão de transmitir de forma muito simples.
?Esta exposição é a minha homenagem a este grande homem. E não poderia ser em outro local que não fosse o Museu da Gente Sergipe idealizado por ele. Estamos aqui colhendo os sorrisos que ele pediu?, concluiu.
A exposição permanecerá até o final de abril. A abertura contou com a participação do duo de violino e piano da Orquestra Sinfônica de Sergipe e da Banda Coutto Orchestra. A curadoria da Exposição é de Ézio Déda, Marcelo Rangel e Eliane Aquino.
Ainda na noite de quarta-feira, 11, o governador Jackson Barreto compareceu à inauguração da Clinica de Olhos IOCM, instalada no prédio da JFC Trade Center, no Bairro Jardins. A clínica vai funcionar com consultórios e exames diagnósticos, sendo pioneira em Sergipe na oferta do Aberrometria, exame que personaliza a cirurgia de catarata. A nova clínica é de propriedade dos médicos Bruno Campelo, Cristiano Mendonça e Jussara Cunha.
Matéria Publicada pela SECOM |