O fim de semana no Palácio Museu Olímpio Campos foi de confraternização. O motivo da comemoração: o lançamento da Sala Virtual Wellington Mangueira?, que faz parte do projeto ?Aracaju na Virada dos 70: Juventude, Transgressão e Militância?, projeto coordenado pelo professor da UFS, o historiador e doutor Alfredo Julien. O evento aconteceu na noite da última sexta-feira, 27, na Sala de Multieventos do Palácio Museu. Além de secretários de Estado, militantes e lideranças do antigo PCB de Sergipe, quem também marcou presença no evento foi o então Governador Jackson Barreto.
Segundo o autor e executor do projeto, o professor Dr. Alfredo Julien, do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, a sala virtual do seu blog contém 16 entrevistas, com total de 20 horas de gravação com Wellington Mangueira. As entrevistas têm o objetivo de relatar e demonstrar situações de conflitos e proposições éticas para superá-las.
Outro ponto importante a ser observado no projeto é a essência baseada na pessoa de Wellington, e não somente em seu eu político. Nos vídeos, os depoimentos de Mangueira abrangem o período de 1957 até 1976. Ele fala da sua trajetória como militante do PCB, defensor da democracia e liberdade, e também um cidadão ligado às artes e à cultura.
|