Um passeio pelo Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) é uma viagem no tempo. Instalado no Centro Histórico de Aracaju, o Palácio foi reaberto em maio de 2010 e durante esses três anos e meio é destino de sergipanos e visitantes de outros estados e países. Só no mês de janeiro deste ano, entre personalidades públicas e anônimas, 1.796 pessoas já passaram pelo PMOC para conhecer a beleza do espaço que guarda a memória da história política republicana e cultural do Estado.
Desses visitantes, 973 vieram de outros estados brasileiros e 10, de outros países. Os sergipanos continuam sendo a maioria que visita o Palácio e, dentre eles, os estudantes formam um público especial, principalmente em função dos eventos dedicados exclusivamente a eles. Só no mês de janeiro, 143 alunos passaram pelo Palácio Museu.
O Palácio Museu Olímpio Campos possui áreas de acesso ao público que contam a história política e cultural do monumento e da República de Sergipe. Em seu acervo podem ser vistos mobiliários e louças do século XIX, telas de artistas plásticos sergipanos e de outros estados e exemplares raros de livro, na Biblioteca Vice-Governador Manoel Cabral Machado. Além da bela arquitetura do casarão, entregue à população em 1863 (e tombado em 1985) para ser sede do governo, o público do PMOC também pode apreciar fotografias e informações acerca de todos os governadores sergipanos. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 10 às 17h, e aos sábados e domingos, das 9 às 13h. O acesso é gratuito. O Palácio Museu Olímpio Campos é vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil e fica localizado na Praça Fausto Cardoso.
Histórico
No dia 21 de maio de 2010, o ex-governador Marcelo Déda assinou o decreto que transformou o Palácio Olímpio Campos em Palácio Museu e, pela primeira vez em seus 143 anos, o Palácio, ex-sede do governo estadual, abriu suas portas para visitação pública. Após passar por um processo minucioso de restauração, que começou em 2007, o Palácio Museu Olímpio Campos abriu as portas para turistas, pesquisadores e alunos interessados em conhecer de perto os fragmentos da história política do Estado de Sergipe, recontada por objetos pessoais, mobiliários de época e amplo acervo artístico e museológico. O Palácio Museu é dotado de acessibilidade à pessoa com deficiência e conta com um grupo de monitores preparados para atender este público. |