A reurbanização da Praça Almirante Barroso, localizada no Centro de Aracaju ao lado do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), está com suas obras dentro do ritmo previsto. O projeto iniciado em janeiro faz parte do programa ?Sergipe Capital', anunciado pelo governador Marcelo Déda nas comemorações do aniversário de 155 anos do município, na última terça-feira, 16.
O serviço é administrado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) com investimentos que superam os R$ 839 mil. No momento, 30 operários trabalham na recuperação da pavimentação, restauração dos monumentos, nova iluminação pública, reforma do museu aberto e novos paisagismos e arquitetura.
Em dois meses e meio de reforma, 40% do projeto já foram alcançados a partir dos 30% da troca da pavimentação executados e da abertura de uma alameda no lugar de canteiros antigos. A conclusão da reforma da praça está prevista para junho.
A obra complementará a reforma do Palácio Olímpio Campos, que no momento passa por uma restauração minuciosa com o prazo de conclusão previsto para este mês. O Governo do Estado pretende transformar o prédio antigo em um museu que contará a história de Sergipe no período republicano.
Para Gileno Batista, taxista cujo ponto se localiza próximo à praça, o local terá o potencial de se tornar uma referência para Aracaju. "Já tem 25 anos que eu trabalho aqui e nunca vi uma reforma tão ampla como essa que o Governo do Estado está fazendo. Tudo ficando muito bonito e acredito que se transformará em mais um cartão postal para a cidade", declarou.
Segundo Edelzuíta Pereira, comerciante da região, a ideia de revitalizar amplamente o espaço trará um grande benefício para a população. "Ter essa praça pra passear, encontrar os amigos e namorar é ótimo. Vai ficar ainda melhor com a reforma do Palácio e o funcionamento do museu. Espero que o movimento daqui da região aumente as minhas vendas", considerou.
Foto: Mário Sousa / SEINFRA |