A segunda edição da exposição "Um Parabéns Especial ao Palácio Museu" contou com a visita de um público diversificado de crianças e jovens com deficiências visual, intelectual, auditiva e física, das escolas da rede estadual de ensino e entidades voltadas para a educação especial. Depois de uma visita monitorada nos principais salões do Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC), os estudantes participaram de oficinas de pinturas e esculturas, baseadas em suas percepções, que ficaram expostas ao público até a última sexta-feira, 31. No próximo dia 07, às 9 horas da manhã, será realizada a solenidade de entrega de certificados aos participantes dessas atividades, que contará com a apresentação musical do grupo "Cantos e Encantos" e do artista Rodrigo Gustavo, do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, que fará o encerramento deste momento festivo.
Essa iniciativa é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil, em parceria com as Secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (SEIDES), e faz parte das comemorações alusivas ao terceiro ano de abertura do Palácio-Museu Olímpio Campos. O evento tem como objetivo principal estimular a discussão em torno do acesso de deficientes a ações, benefícios e espaços públicos.
Histórico
No dia 21 de maio de 2010, o Governador Marcelo Déda assinou o decreto que transformou o Palácio Olímpio Campos em Palácio Museu e, pela primeira vez em seus 143 anos, o Palácio, ex-sede do governo estadual, abriu suas portas para visitação pública. Após passar por um processo minucioso de restauração, que começou em 2007, o Palácio Museu Olímpio Campos abriu as portas para turistas, pesquisadores e alunos interessados em conhecer de perto os fragmentos da história política do Estado de Sergipe, recontada por objetos pessoais, mobiliários de época e amplo acervo artístico e museológico. O Palácio Museu é dotado de acessibilidade à pessoa com deficiência e conta com um grupo de monitores preparados para atender este público. Seu funcionamento, de terça a sexta-feira, ocorre das 10 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita. |