Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Estudantes da Escola Estadual São Cristovão abrem "Um parabéns especial ao Palácio Museu"

Na abertura do evento "Um parabéns especial ao Palácio Museu", alunos com deficiência intelectual da Escola Estadual São Cristovão visitaram o Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) e depois pintaram telas tendo como tema a impressão que tiveram do local e da visita na tarde desta segunda, 06. A ação faz parte da programação de aniversário de assinatura do decreto que criou o Museu Olímpio Campos, ou seja, o que está sendo comemorado é o aniversário do momento em que o Governador Marcelo Déda assinou o decreto que transformou o Palácio Olímpio Campos em Palácio Museu Olímpio Campos e, após minuciosa restauração, abriu o prédio à visitação pública.


Os estudantes especiais percorreram toda a área do Palácio acompanhados de monitores e professores da escola. Com olhar diferenciado, tocaram as peças e ouviram atentamente a exposição dos guias do PMOC, devidamente preparados para atender pessoas especiais. Após a visitação, os estudantes lancharam e em seguida participaram da oficina de pintura.
Os alunos especiais foram acompanhados com os pais e/ou os responsáveis. A aluna Ingrid Veloso visitou pela primeira vez o Palácio Museu Olímpio Campos, na ocasião sua mãe, Valdira Veloso, gostou bastante da sua filha ter tido acesso ao projeto. "Achei maravilhoso e ela gostou bastante também, quando chegar em casa vai contar ao pai e aos irmão, fiquei encantada com a possibilidade da minha filha participar de um projeto como esse, especialmente desenvolvido para ela e para seus coleguinhas da escola", opinou a dona de casa.


A programação teve início hoje, 06, e perdurará durante todo o mês de maio. Nessa primeira semana mais oito escolas e cerca de oitenta alunos farão o mesmo circuito de visitação e oficinas nos turnos da manhã e tarde. E, após a devida preparação, os quadros pintados pelos alunos especiais serão expostos no Salão Multieventos do Palácio Museu na exposição "Um parabéns especial ao Palácio Museu" e será aberta à visitação pública. No fim do mês de maio será realizado um evento de encerramento onde os alunos participantes das oficinas receberão um certificado do PMOC e farão apresentações artísticas.
O aluno especial, portador de deficiência intelectual, Vanderson Santos, fez questão de opinar pessoalmente sobre as suas impressões concernentes à visitação ao Palácio Museu Olímpio Campos. "Eu amei muito, gostei mais do barco e do trenzinho", afirmou Vanderson, referindo-se à maquete Cidade de Aracaju que traz uma réplica do antigo bonde de Aracaju e do quadro de J. Inácio onde o artista fez o desenho de um barco em sua concepção artística.


O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil, com objetivo de adicionar uma atividade inclusiva à programação especial de aniversário do PMOC, que no dia 21 de maio completa três anos. As secretarias de Estado da Educação (SEED), e da Inclusão Social (SEIDES) são parceiras na promoção do evento.
O Palácio Museu Olímpio Campos é dotado de acessibilidade a pessoas com deficiência e funciona na Praça Fausto Cardoso de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita.







Postado: 13/04/2016 - 16:05:53

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo