Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Palácio Olimpio Campos dá início às comemorações momescas

Camarote dos antigos carnavais de Aracaju, o Palácio Museu Olímpio Campos promoveu na tarde de hoje, 06, a abertura da exposição "Antigos Carnavais". Sob a curadoria dos pesquisadores Lineu Lins e Murilo Mellins, a exposição histórico-forográfica apresenta imagens dos carnavais promovidos na capital sergipana no período de 1910 a 1960.

Como sede de governo, situado ao centro da praça Olímpio Campos o Palácio Museu de mesmo nome, foi cenário durantes décadas das comemorações tradicionais do carnaval em Aracaju, o encontro dos antigos blocos carnavalesco acontecia em frente ao palácio, onde também eram coroados o rei Momo e a rainha do carnaval.

Presente à solenidade de abertura, o subsecretário de Patrimônio Artístico e Cultural do Estado, Professor Luis Alberto, na ocasião representando o secretário-chefe da Casa Civil, Sílvio Santos, ressaltou a importância da exposição. "O Palácio Museu Olímpio Campos tem um papel fundamental em trazer a história de Sergipe, não só naquilo que é a sua missão principal, a retratação do período republicano, mas também é um museu que incorpora a história social e cultural do Estado, por esse motivo é muito oportuno que se traga, através de Murilo e Lineu, dois grandes estudiosos, essa memória para que todos nós possamos nos deleitar com a apreciação desse material tão rico em história de Sergipe", afirmou.

Para o artista Plástico Antônio da Cruz exposições como essa mostram que o museu está vivo, que não se resume a um espaço para mostrar um passado distante. "Eventos como esse ajudam a acabar com o mito de que o brasileiro não tem memória, o que o PMOC faz nesse momento é mostrar para a gente a importância da memória, duas pessoas que tem uma ligação com a evolução da cidade, trazem, por meio de arquivos orais e visuais a possibilidade da gente poder conhecer uma Aracaju socialmente diferente de hoje, e isso tem a ver com a nossa identidade, essa atividade nos ajuda a perceber a importância de resgatar a nossa memória", explicou Antônio da Cruz.

Após a abertura da exposição, com as falas dos curadores Linei Lins e Murilo Mellins, foi realizada a apresentação da banda da Polícia Militar de Sergipe que, oportunamente, executou frevos e marchinhas. Também participaram do evento os integrantes do CRAS- Bairro Industrial, o subsecretário de Patrimônio Cultural e Artístico do Estado, Luis Alberto, a secretária adjunta de Políticas para Mulheres, Ivânia Pereira e o secretário de Cultura de Aracaju, Josenito Vitalle.



Fotos: Marcela Prado/ASCOM SECC





Postado: 13/04/2016 - 15:44:44

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo