Leandro Maynard Maciel, "o mais notável político contemporâneo sergipano que não se abatia com obstáculos e desafios. Um verdadeiro líder". Assim o palestrante, José Lima Santana, descreveu este personagem político na última edição deste ano do "Aniversário dos ex-governadores", no Palácio-Museu Olímpio Campos.
Filhos, netos, bisnetos, sobrinhos e admiradores do ex-governador foram ao PMOC na tarde desta quarta-feira, 19, para relembrar fatos históricos da vida política de Leandro Maciel que governou Sergipe de 1955 a 1959. A homenagem teve início com a apresentação de dois corais prevista dentro da programação de Natal: Coral da Petrobras, regido pelo maestro e professor de música Antônio Sérgio Teles e o Coral da Maçonaria "Canto Fraterno" com 26 cantores, sobre a coordenação de Ronaldo Lopes Ferreira.
"Grande honra cantar neste Palácio que além de contar a história do povo sergipano é marco político. O coral da Petrobras sempre encerra as suas apresentações do ano aqui o que é motivo de alegria para toda família Petrobras que desde a inauguração do Museu participamos do seu Natal", disse maestro Antônio. O coral da Petrobras contou com a participação de Valinho da Acordeom
Já o coordenador do coral da maçonaria, Ronaldo Lopes, parabenizou o PMOC pelo trabalho exemplar e agradeceu a oportunidade de fazer parte das comemorações natalinas. Um dos fundadores do coral "Canto Fraterno", Lourival Mariano de Santana também teceu elogios à coordenação do Museu e disse que próximo ano gostaria de fazer parte deste grande momento novamente.
Ex-governador e sua família
Seguindo com as homenagens ao aniversariante do mês, uma exposição com diplomas, certificados, documentos pessoais, álbuns de fotografias que recontam através da trajetória politica deste ex-governador, uma grande parte da história de Sergipe, estava exposto ao público. "Fico feliz ao ver essa homenagem ao meu pai. Homem público que prestou os seus melhores serviços à causa de Sergipe" pontuou Léa Maciel Almeida, a caçula dos cinco filhos de Leandro Maciel, hoje com 77 anos.
Quem também enalteceu a homenagem foi o advogado Gilton Garcia com depoimentos. "Referência de coragem e determinação, esta homenagem se faz necessária para perpetuar na memória do povo sergipano este nome que marcou a história política sergipana", afirmou.
Lívia Maria Nou Maciel, neta do ex-governador falou sobre a figura familiar que poucos conheceram do seu avô. Agradeceu aos presentes, descreveu com muita simplicidade não o homem político e suas obras, mas o homem com espírito paternal que acolhia a todos e preservava os bons costumes. O bisneto João Vitor Fonseca Prado de apenas nove anos falou todo orgulhoso, mostrando que conhecia bem a história do bisavô e que sentia orgulho por fazer parte da família Maciel. A filha do meio Annéte Maciel com 81 anos demostrou emoção ao ouvir o palestrante relembrar as obras, idealizações do homem político que foi Leandro Maciel e só conseguiu dizer "saudades do meu pai".
Biografia
Leandro Maciel nasceu no dia 8 de dezembro de 1897 na cidade de Rosário do Catete e faleceu aos 86 anos, no dia 14 de julho de 1984. Era engenheiro por formação acadêmica. Além de governador, foi deputado federal por três vezes e senador da República por dois mandatos.
Fotos Noel Lino/SECC |