A tarde desta terça-feira, 30 de outubro, foi uma oportunidade ímpar de celebrar a Sergipanidade no Palácio-Museu Olímpio Campos. Uma palestra sobre a vida, obras e trajetórias políticas de Lourival Baptista e Paulo Barreto de Menezes, foi realizada no evento já consolidado em sua programação, o "Aniversário dos ex-governadores". O vice-presidente do TCE, Carlos Pinna de Assis foi o responsável por toda a transmissão de conhecimento e retornar ao passado político do nosso Estado.
Foram relembrados oito anos de atuações governamentais, assinalando características pessoais dos ex-governadores que operaram em complementariedade permanente, seja quanto ao quadro político-administrativo nacional que os sustentava, seja pela declarada continuidade que um foi do outro. Lourival Baptista assumiu governo do Estado, em 1967 a1970 e Paulo Barreto de 1971 a 1975.
O palestrante destacou que o papel do Palácio-Museu Olimpio Campos está sendo cumprido com amor e dedicação por toda administração do Governo Marcelo Dedá. Carlos Pinna, contemporâneo dos dois ex-governadores, falou com propriedade sobre os dois. "Lourival Baptista e Paulo Barreto não representaram diferenciação de atitudes, antes foram motivo de agregação de ideias e ideais e de visões de mundo convergentes, e que afinal vieram em beneficio de Sergipe", disse.
Pinna lembrou que a história dos homenageados desta terça-feira tem sido repassada com sucesso aos sergipanos. "Felizmente para nós todos e, principalmente para as futuras gerações de sergipanos, os livros autobiográficos e as biografias, individualizadas ou compiladas em obras coletivas, destes personagens políticos tem sido muito populares nos tempos atuais", falou.
Família e vida dos ex-governadores - O palestrante descreveu os homenageados, durante sua oratória, apresentado características das suas personalidades. Mas, quem apresentou uma descrição aprofundada sobre cada um destes ilustres homenageados, foram os familiares presentes. Jorge Bomfim Menezes, filho de Paulo Barreto, afirmou em suas palavras um orgulho do pai, por ter saído do governo elogiado, admirado e querido por todos do ramo da política. Reconhecimento de seu trabalho, dedicação, honestidade para com o Estado. Ele aproveitou o momento para parabenizar ao Palácio-Museu Olímpio Campos, pela iniciativa de manter viva a história de homens como seu pai.
Paulo Barreto trouxe livros da sua autobiografia para serem distribuídos para os presentes e doação para as bibliotecas públicas da capital e das escolas convidadas. Com voz emocionada disse: "Eu realizei muitas obras, priorizei a educação, construções, desenvolvimento. Hoje passou um filme na minha cabeça e recordei lembranças aqui neste Palácio que já foi um dia minha casa. A casa do governador".
O neto de Lourival Baptista, Felipe Baptista Prudente, também se emocionou ao ouvir relatos da vida do seu avô. "É importante conhecer a história deste homem, não porque é meu avô, mas porque foi um politico que contribuiu para desenvolvimento de Sergipe. Passar a história do meu avô para este público estudantil aqui presente é importante. É um jeito de manter suas obras e benefícios eternizados. Sempre estou presente em solenidades que homenageiam meu avô e sempre agradeço porque sei que ele é merecedor".
Professores elogiam evento - Toda exposição e a análise dos dois governos deixaram o público com curiosidade de se aprofundar mais na biografia destes governantes. A professora de história do colégio 8 de julho, Ana Paula Lima Ferreira, falou sobre a importância deste evento e contribuição para ampliação do conhecimento dos seus alunos. "História é uma disciplina que exige habilidade do professor em mostrar ao aluno que ele é parte do processo de construção histórico. E ao ter esta aproximação com a história contada aqui, no Palácio-Museu Olímpio Campos, eles percebem que os fatos do passado não estão tão distantes assim e são preservados", pontuou a professora.
A diretora da escola 08 de Julho, Benalva Santos da Paixão, ressaltou a importância de eventos como este, realizado hoje no PMOC, para formação dos alunos, parabenizando a coordenação responsável. E que o conhecimento através de palestras e atividades fora da sala de aula contribui com aprendizagem sobre o assunto abordado.
Já as professoras Lúcia dos Santos e Lucimara de Oliveira Santos, do colégio que leva nome de um dos homenageados, Lourival Batista, falaram que é preciso maior conhecimento sobre os personagens políticos de Sergipe e que estes eventos, contribuem no processo de aprendizagem de cada um dos alunos, pois estimula a curiosidade, conhecimento, pesquisa sobre a vida daquele que dá nome a sua escola e que já esteve à frente das decisões politicas-administrativas do Estado. "É preciso para maior conhecimento em determinado assunto, que os alunos saiam do ambiente escolar e tenham este contato com a história. E conhecer o patrono de sua escola e outro governador, com certeza estando no local dos acontecimentos, desperta mais curiosidade", declarou professora, Lucimara.
Público presente - Personagens importantes do universo político e acadêmico de Sergipe se fizeram presentes no evento: o homenageado Paulo Barreto de Menezes, e o seu filho, Jorge Bonfim Menezes ; Felipe Baptista Prudente - Neto de Lourival Baptista;; o presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento e a esposa Luzia Nascimento, assim como o marido, acadêmica da ASL; Luiz Aberto dos Santos, Subsecretário, da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac); Romualdo Prado, ex-prefeito de São Cristóvão, e os estudantes convidados dos colégios, 8 de Julho e Lourival Batista.
Fotos: Noel Lino/ASCOM SECC |