Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Crianças se divertem e aprendem a preservar suas 'Férias no Museu'

As férias para um grupo de pouco mais de 50 crianças está sendo um período de diversão, informação e conhecimento sobre a história de Sergipe e brincadeiras populares. Elas participam do "Férias no Museu", uma colônia de férias gratuita promovida pela Secretaria de Estado da Casa Civil por meio do Palácio-Museu Olímpio Campos sempre no período de férias escolares. Esta quarta edição do projeto começou na segunda-feira, 09, e vai até sexta-feira, 13.

A estudante na Patrícia Gouveia da Silva, 11, participa juntamente com outros quatro colegas, vizinhos da localidade onde mora, no Marcos Freire III. Todos os dias, a tia deixa a turminha no Palácio e vai fazer hora no comércio. A criançada agradece. "São as férias mais divertidas", disse a menina. Para Patrícia, conhecer o Palácio-Museu e participar das brincadeiras são os segredos da diversão.

"Aqui tá muito legal", disse o pequeno João Pedro Carvalho Garcia. Aluno do Arqui, ele disse que se diverte tocando o pífano e fazendo novos amigos. O pai, o jornalista Antônio Carlos Garcia, o leva todo os dias ao Palácio para brincar e ter um período de férias diferente. Kaio Ramon Lino dos Santos mora no Centro, a cerca de cinco quadras do Palácio-Museu e disse estar gostando da experiência. "E muito divertido passar as férias aqui", falou o estudante.

Diversão e educação

A coordenadora de educação e pesquisa do PMOC, Eliana Borges, informou que o projeto visa conciliar diversão com conhecimento num período em que as crianças estão em casa por conta das férias escolares. Como as férias da maioria delas não acompanha a dos pais, é sempre um dilema para eles saber onde deixá-los nessa época. "Aqui oferecemos uma colônia de férias, totalmente gratuita, com diversão e educação", frisou.

Na programação deste ano tem oficina de arte e educação com a professora Aglaé Fontes Alencar; contação de história com o professor José Antenor Aguiar; oficina de pífanos com o professor de música da Secult, Edmar Santos; teatrinho de fantoches; visita guiada ao Palácio-Museu; exibição de filmes educativos; palestra sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e sobre Educação no Trânsito.

O projeto é dividido em duas turmas. A turminha da manhã tem 25 crianças e a da tarde conta com 31 crianças com idade entre oito a 11 anos. Durante o período que passam no museu, as crianças contam atividades lúdicas e educativas, saboreiam um lanche e ainda ganham os brindes. O Férias no Museu é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Casa Civil, por meio do Palácio-Museu Olímpio Campos. Nesta edição conta com o apoio do: Detran; Secult; Sebrae; Sesi e o Juizado de Menores.





Postado: 12/04/2016 - 18:34:22

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo