As férias para um grupo de pouco mais de 50 crianças está sendo um período de diversão, informação e conhecimento sobre a história de Sergipe e brincadeiras populares. Elas participam do "Férias no Museu", uma colônia de férias gratuita promovida pela Secretaria de Estado da Casa Civil por meio do Palácio-Museu Olímpio Campos sempre no período de férias escolares. Esta quarta edição do projeto começou na segunda-feira, 09, e vai até sexta-feira, 13.
A estudante na Patrícia Gouveia da Silva, 11, participa juntamente com outros quatro colegas, vizinhos da localidade onde mora, no Marcos Freire III. Todos os dias, a tia deixa a turminha no Palácio e vai fazer hora no comércio. A criançada agradece. "São as férias mais divertidas", disse a menina. Para Patrícia, conhecer o Palácio-Museu e participar das brincadeiras são os segredos da diversão.
"Aqui tá muito legal", disse o pequeno João Pedro Carvalho Garcia. Aluno do Arqui, ele disse que se diverte tocando o pífano e fazendo novos amigos. O pai, o jornalista Antônio Carlos Garcia, o leva todo os dias ao Palácio para brincar e ter um período de férias diferente. Kaio Ramon Lino dos Santos mora no Centro, a cerca de cinco quadras do Palácio-Museu e disse estar gostando da experiência. "E muito divertido passar as férias aqui", falou o estudante.
Diversão e educação
A coordenadora de educação e pesquisa do PMOC, Eliana Borges, informou que o projeto visa conciliar diversão com conhecimento num período em que as crianças estão em casa por conta das férias escolares. Como as férias da maioria delas não acompanha a dos pais, é sempre um dilema para eles saber onde deixá-los nessa época. "Aqui oferecemos uma colônia de férias, totalmente gratuita, com diversão e educação", frisou.
Na programação deste ano tem oficina de arte e educação com a professora Aglaé Fontes Alencar; contação de história com o professor José Antenor Aguiar; oficina de pífanos com o professor de música da Secult, Edmar Santos; teatrinho de fantoches; visita guiada ao Palácio-Museu; exibição de filmes educativos; palestra sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e sobre Educação no Trânsito.
O projeto é dividido em duas turmas. A turminha da manhã tem 25 crianças e a da tarde conta com 31 crianças com idade entre oito a 11 anos. Durante o período que passam no museu, as crianças contam atividades lúdicas e educativas, saboreiam um lanche e ainda ganham os brindes. O Férias no Museu é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Casa Civil, por meio do Palácio-Museu Olímpio Campos. Nesta edição conta com o apoio do: Detran; Secult; Sebrae; Sesi e o Juizado de Menores.
![](imagens/noticias/120b.jpg) |