A partir desta sexta-feira, 15, até o dia 27 de junho, os visitantes do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) poderão conhecer a história de um dos santos mais populares da Igreja Católica. A exposição Santo Antônio - Santo Popular em Sergipe reúne altares, fotos e conta a historiografia do santo e as cidades onde ele é padroeiro. O acesso é gratuito. O PMOC fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.
Santo Antônio é considerado o santo padroeiro dos municípios de Itabaiana, Propriá, Neópolis, Ilha das Flores e Malhada dos Bois. Nessas cidades, o santo, considerado um dos mais populares da Igreja Católica, são realizadas festas especialmente nos 13 primeiros dias do mês de junho, a exemplo da Festa dos Caminhoneiros, em Itabaiana, que reúne caminhoneiros, devotos de Santo Antônio, de todo o país para participar da tradicional procissão realizada todos os anos no dia 13, consagrada ao Santo.
A exposição promovida pelo PMOC traz ainda imagens de São Pedro e São João, que juntamente com Santo Antônio, formam os santos do ciclo junino no Estado. "Estamos trazendo, também, uma noiva como símbolo da ideia de Santo Antônio ser o santo casamenteiro", informou a coordenadora de acervo museológico do PMOC, Izaura Ramos.
O Palácio-Museu Olímpio Campos fica instalado na Praça Fausto Cardoso, Centro da capital, e reúne acervo da história política e cultural do Estado desde os primeiros anos da República. O acesso ao PMOC é gratuito. Em dois anos de funcionamento, 60 mil pessoas visitaram o Palácio-Museu. |