O governador Marcelo Déda apresentou as potencialidades do Estado a Cônsul dos Estados Unidos na região Nordeste, Usha E. Pitts, no Palácio-Museu Olímpio Campos, local escolhido pelo chefe do Executivo para se reunir com a diplomata e o seu vice-cônsul, Leonel Miranda. Acompanhado do vice-governador Jackson Barreto, e do secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, o governador falou sobre política local e nacional, sobre a economia, história e geografia do Estado e de políticas públicas do governo.
No salão do PMOC destinado a despachos e encontros especiais do governador, Marcelo Déda fez questão de detalhar o potencial de cada região do Estado. "Sergipe é o menor estado do Brasil, mas não se preocupa muito com isso, pois confia muito no seu potencial e na potencialidade de sua gente. Temos uma economia moderna e os melhores indicadores sociais do Nordeste", falou. O governador apontou no mapa, as características sócio-econômicas de cada região do Estado, deixando a diplomata encantada.
Essa foi a primeira visita da cônsul ao Estado de Sergipe. "Foi uma visita excelente, de cortesia, para conhecer mais esse estado, já que como nova cônsul, é minha responsabilidade visitar todos os estados do Nordeste. Vamos buscar áreas de cooperação na educação, no setor comercial", destacou Usha E. Pitts, antes de elogiar a beleza da capital sergipana e da Praça de São Francisco, em São Cristóvão, onde estava antes da visita ao chefe do executivo estadual.
Novas secretarias - Graduada em Desenvolvimento da América Latina pela Universidade de Massachussetts e com mestrado em Desenvolvimento Politico pela Universidade George Washington, Pitts mostrou-se especialmente interessada na política nacional e em conhecer melhor sobre as secretarias de Estado de Direitos Humanos e da Mulher, criadas no atual governo. O governador Marcelo Déda falou da história política recente do país fazendo uma comparação entre as trajetórias políticas das duas nações. Sobre a SEDH e SEPM, Marcelo Déda, disse que as secretarias têm funcionado muito bem e citou alguns programas implementados pelas duas pastas .
O secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, considerou relevante a visita da cônsul. "Essa é a primeira visita da diplomata ao nosso Estado. Ela veio para conhecer melhor e estreitar laços para que, num futuro próximo, as parcerias e acordos de cooperação sejam formalizados. O Brasil e os Estados Unidos mantêm uma excelente relação diplomática, de forma que, encontros como vêm para se somar", falou.
Agenda - Após a longa conversa, o Chefe do Executivo fez questão de mostrar o Palácio-Museu Olímpio Campos à visitante que assinou o livro de visitas ilustres do Palácio e ganhou do governador algumas lembranças de Sergipe. Do PMOC, a cônsul e o seu vice aceitaram o convite para acompanhar o governador no ato de inauguração da Escola de Gestão Penitenciária Professor Acrísio Cruz (Egesp) que funciona no prédio histórico da antiga Casa de Detenção, no Bairro América.
Hoje pela manhã, a cônsul prossegue em sua missão oficial pelo Estado e participa de reuniões com os secretários de Estado de Segurança Pública (João Eloy), de Política para Mulheres (Maria Teles) e de Direitos Humanos (Luiz Eduardo Oliva). Mantém encontro, também com os secretários de Planejamento (Oliveira Junior), Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Saumíneo Nascimento) e Turismo (Elber Batalha). Encerra a agenda com o Presidente da FIES (Eduardo Prado), às 12h.
Foto: Noel Lino/ASCOM SECC
Foto: Marcelle Cristinne/ASN
|