Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Josino Odorico de Menezes

Mandato: 24.10.1902 a 23.10.1905
Nasceu em 17 de janeiro de 1866 em Laranjeiras, fez seus estudos iniciais na sua cidade natal, mudando-se para a Capital Aracaju onde fez os estudos preparatórios seguindo para a capital baiana onde estudou na Faculdade de Medicina o curso de Farmácia, formando-se em 1º de junho de 1886. Retornou a sua cidade natal onde fundou nesse mesmo ano a Farmácia Americana. Trazendo dos bancos acadêmicos ideias novas, entrou na luta pela abolição da escravatura e em seguida pela República, através de escritos nos jornais ?O Horizonte? e, mas tarde ?O Laranjeirense? e o ?Republicano? jornais do qual foi fundador. Em 1888 transferiu-se para Penedo, onde se juntou a Francisco Antônio de Carvalho Lima Junior e fundaram o ?Clube Republicano? de Penedo, passando a escrever em diversos jornais tanto em Sergipe como em Penedo; com o advento da República ingressou definitivamente na vida política exercendo diversos cargos públicos como Diretor da Biblioteca Pública de Sergipe (1890) e Secretário da Seção de Estatística Comercial de Sergipe. Foi eleito Deputado Estadual para legislar de 1898 ? 1894 foi Vice Presidente da Assembleia reelegendo-se para o mandato de 1894-1896. Afastou-se dos cargos eletivos quando ingressou no Ministério da Fazenda onde exerceu vários cargos. Retoma a vida política na administração de Olímpio Campos, sendo indicado para ser seu sucessor mas a sua eleição desagradou alguns correligionários do Monsenhor; mesmo assim assumiu a Presidência do Estado em 24 de outubro de 1902, mostrando-se leal ao seu chefe político.
Alguns momentos de destaque aconteceram no seu governo como:
- a criação do Banco de Sergipe em (1905);
- Enfrentou grandes surtos na área da saúde como o de varíola e da peste bubônica
Candidatou-se ao Senado em 1905, mas sua vitória não foi reconhecida; o seu sucessor na Presidência do Estado foi Guilherme de Souza Campos. Em 1907 com a vaga na Câmara de Deputados depois da morte de Fausto Cardoso, Josino é diplomado como Deputado e quando concluiu o mandato afastou-se da política e voltou-se para suas atividades profissionais no Ministério da Fazenda. Obteve o título de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro; em 1916 após ter passado três anos na Faculdade de Direito do Recife. No seu Governo ele substituiu a velha Ponte do Imperador, a qual no período Republicano era chamada de Ponte do Governador, e essa nova ponte foi construída pelo engenheiro Pedro Pereira de Andrade em 1860, passando a ser uma construção de ferro.

Fontes: Pesquisa em livros da História Política de Sergipe e textos da Internet.
Trabalho do Centro de Pesquisa do Palácio Museu Olímpio Campos.

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo