Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Belivaldo Chagas

Mandato: 1° mandato 06.04.2018/31.12.2018 - 2º Mandato - 01.01.2019/31.12.2022
Filho de Arivaldo Chagas Silva, já falecido, e Maria Belizana da Silva, é natural de Simão Dias, Sergipe, nasceu dia 10 de abril de 1960; ainda jovem mudou-se para Salvador, onde concluiu o Ensino médio. De volta a Sergipe, graduou-se em Direito pela Universidade Tiradentes, unidade Aracaju.
Disputou sua primeira eleição na década de 1980, quando concorreu a uma cadeira na Câmara de Vereadores de Simão Dias. Mesmo não sendo eleito, Belivaldo seguiu militando na política e se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 1990, mantendo-se por quatro mandatos como deputado.
Belivaldo Chagas exerceu vários cargos públicos como - Secretário de Estado da Educação e da Casa Civil, Coordenador do Projeto Nordeste, Secretário de Estado da Articulação com os Municípios, Coordenador Geral do Projeto Nordeste, Diretor-presidente da SEGRASE. Em 2007, foi eleito para o primeiro mandato como vice-governador do Estado, junto com o governador Marcelo Déda, cargo que ocupou até 2010. Já em 2015, foi eleito vice-governador de Sergipe pela segunda vez, tendo Jackson Barreto como
governador para o exercício até 2018, assumi o governo em abril com a renuncia do governador. Eleito pelo voto assumi o Governo de Sergipe em 1º de janeiro de 2019, terminando o seu mandato no executivo em 2022. Filiado ao Partido Social Democrático PSD. Em seu governo realizou várias obras como exemplo:
- criou o fundo estadual de trabalho e emprego;
- aumentou a rede de distribuição de gás no Estado;
- criou serviços regionalizados de atendimentos para vítimas de violência, maus tratos, abusos e negligência;
- criou o sistema para a avaliação da educação básica;
- abriu editais para a publicação de produção literária;
- restaurou 660 Km de rodovias;
- implantou o centro de referência em saúde do trabalhador;
- implantou o centro especializado em reabilitação;
- concluiu a Orla Sul;
- regularizou o pagamento dos funcionários;
- implantou o Hospital da Criança;
- saneou as finanças do Estado;
- Foi o governador que enfrentou a pandemia.

Texto elaborado pela Coordenação de Educação
de Pesquisa
Pesquisa em Livros e História Geral História Política
Pesquisa na Internet
https://pt.wikipidia.org
https://politica.estadao.com.br
https://lai.se.gov.br
https://al.se.leg.br

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo