Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Antônio Carlos Valadares

Mandato: 1987 a 1991
Nasceu no dia 06 de abril de 1943 na cidade de Simão Dias. Fez seus estudos iniciais na sua cidade natal e formou-se em Química Industrial e Direito pela Universidade Federal de Sergipe.
Mesmo sendo ainda um estudante e muito jovem iniciou sua carreira política em 1966 como Prefeito de Simão Dias. Em 1970 elegeu-se deputado estadual, presidiu a Assembleia Legislativa no biênio 1977/1979. Elegeu-se deputado federal, mas, licenciou-se para assumi a Secretaria de Educação no Governo de Augusto Franco; em seguida foi eleito vice-governador na chapa encabeçada por João Alves. Foi eleito Governador em 1986. O seu governo foi marcado por várias greves do funcionalismo público; foi quem decretou a intervenção na Prefeitura de Aracaju quando o Prefeito era Jackson Barreto. No seu governo tendo como parceiro a Caixa Econômica Federal realizou vários projetos de habitação, sendo o governo que mas, construiu casas populares, realizou projetos de saneamento básico e pavimentação de cidades e povoados, estimulando dessa forma a geração de emprego e renda. Foi no seu governo que aconteceu a verdadeira independência do Ministério Público, aprovando a sua Lei Orgânica. Ficou no governo até o fim de seu mandato. Em 1995 foi eleito senador por Sergipe, cargo que ocupa até os dias atuais.

Texto elaborado pela equipe da Coordenação de Educação e Pesquisa
Fontes: Livros de História, de política de Sergipe e sites
https://www25.senado.leg.br/web/senadores/senador/-/perfil/3
http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/antonio-carlos-valadares


 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo