Mandato: 14.05. 1982 a 14.03. 1983 Nasceu em Frei Paul, no dia 12 de maio de 1916; filho de Rosalvo Queiroz e de Dejanira Tavares Queiroz. Seus estudos primários ele fez no Colégio Tobias Barreto em Aracaju e o secundário no Colégio Militar do Rio de Janeiro; em 1936 ingressou na Escola Militar de Realengo, alcançando em 1943 a patente de Capitão. Durante o período de 1947/1954 assumiu o comando da Polícia Militar de Sergipe. Depois de ter feito o curso de aperfeiçoamento de Oficiais que iniciou em 1948, tornou-se Major três anos depois. Ocupou o cargo de Secretário de Segurança Pública de Sergipe de 1954/1955 e foi comandante do 19º Batalhão de Caçadores sediado em Salvador, sendo promovido a Tenente coronel em 1958.
Entrou na vida pública através da eleição de 1962, onde foi o deputado estadual, mas votado no Estado, elegendo-se pela legenda do Partido Social Democrático (PSD). Ocupou cargos de destaque na sua legislatura em 1964 atingiu o posto de General de Divisão. Foi Secretário da Fazenda e de Obras Públicas (1964/1966). Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 02 em outubro de 1965, e a instauração do bipartidarismo, filiou-se a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) partido que dava sustentação ao regime militar.
Foi reeleito em 1966, quando assumiu os cargos de vice-presidente e de Presidente da Comissão de Justiça; novamente reeleito em 1970 conquistando seu 3º mandato estadual, tornando-se líder do partido e do Governo na Assembleia Legislativa (1971/1979), em 1974 tinha alcançado seu 4º mandato.
Foi eleito Vice-Governador por vias indiretas em 1979 já pelo PDS, partido que substituiu a Arena, assumindo o Governo do Estado em 1982 com a renuncia do então Governador Augusto Franco.
- Quando Secretário no Governo de José Rollemberg Leite construiu um estádio de futebol denominado de Estádio de Aracaju, que mas tarde vai ser demolido para dar lugar ao Estádio Lourival Batista (Batistão);
- Como Governador deu continuidade ao programa de Governo de Augusto Franco que ajudou a elaborar já que era vice;
- Levou a adutora do alto sertão que estava programada para chegar até Canindé, ele levou até Poço Redondo;
- Decorrente da sua amizade com o então Presidente João Figueiredo, conseguiu deixar em caixa recursos para o término de várias obras.
Depois que saiu do Governo, assumiu no Governo de João Alves a Secretaria de Habitação e Previdência Social de Sergipe.
Foi eleito em 1987 e tornou-se titular da comissão de Redação, como também Presidente da Comissão de Justiça e líder da bancada do seu partido. Em 1991 se reelegeu e tornou-se líder do Governo. Com o surgimento do Partido Progressista Reformador, no qual ingressou em 1993; no pleito de 1994 não se saiu bem perdendo a disputa. No governo de albano Franco foi Secretário para Assuntos Parlamentares; em 1995 migrou para o Partido Progressista Brasileiro. Na sua carreira presidiu o Conselho Regional de Desporto, o Conselho Administração do Banco do Estado de Sergipe e participou do Conselho da Companhia Estadual de Habitação (COHAB).
Djenal deixou um grande legado para a política sergipano, pois atuou em vários campos durante sua trajetória, faleceu em 20 de julho de 1997.
Texto elaborado pela equipe da Coordenação de Pesquisa e Educação do PMOC
Fontes: Livros de História, de política de Sergipe e sites
http://www.fgv.br/CPDOC/ACERVO/dicionarios/verbete-biografico/djenal-tavares-de-queiros
https://al.se.leg.br/ex-deputado-djenal-queiroz-e-homenageado-pela-alese/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Djenal_Tavares_Queiroz
|