Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Arnaldo Rollemberg Garcez

Mandato: 12.03.1951 a 30.01.1955
Natural de Itaporanga D Ajuda (SE), Arnaldo Rollemberg Garcez, nasceu no dia 19 de janeiro de 1911 e faleceu no dia 07 de setembro de 2010 aos 99 anos. Filho de João Sobral Garcez e de Alzira Barreto Garcez recebeu o sobre nome Rollemberg devido à criação que recebeu do Sr. Adolfo de Faro Rollemberg, proprietário do engenho Escurial. Casou-se em 1937 com a prima, Maria August Garcez e não deixou descendentes diretos, apenas uma (01) filha de criação, que se chama Maria Augusta Garcez. Que muito tem contribuído para a perpetuação da memória política desse grande governante e benfeitor de Sergipe.
Incentivado pelo tio e sogro Sílvio Garcez entrou na vida política, filiando-se à União republicana em 1932, partido que era liderado pelo médico Augusto César Leite. Sua trajetória política foi marcada pelo pioneirismo partidário, junto a fatos importantes que transcenderam a redemocratização do Brasil e de Sergipe. Junto com outros políticos importantes do Estado, em 1945 firmou-se no PSD (Partido Social Democrático). Em 1950 venceu a eleição que tinha como candidato do UDN Leandro Maciel. Terminado seu tempo de governo em 1959/1963 tornou-se Deputado Federal pelo PSD. Reelegeu-se agora pela ARENA como Deputado por mais dois (02) mandatos. Foi Prefeito de Itaporanga de 1983/1987 e de 1993/1997.
Como Governador realizou grandes obras como:
- Novo prédio do Instituto de Educação Rui Barbosa (Escola Normal);
- O auditório do Colégio Atheneu Sergipense;
- Construiu o Conjunto Habitacional Agamenon Magalhaes;
- Construiu o Parque de Exposições agropecuárias João Cléofas
- Foi responsável pela criação em 1955 da primeira escola de Serviço Social com o apoio da Igreja;
- No seu governo iniciou-se a exploração de minérios com a chegada da empresa LIZ para o comércio e o beneficiamento do calcário.
Foi sem dúvida um governo de grandes realizações para Sergipe.

Texto elaborado pela equipe da Coordenação de Pesquisa
E Educação do Palácio Museu Olímpio Campos.

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo