Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Francisco Leite Neto

Mandato: 27.10.1945 a 04.11.1945
Pertencia ao Partido Democrático Cristão (PDC) e assumiu o Estado como Interventor de 27 de outubro de 1945 até 05 de novembro de 1945, em um período conhecido como Estado Novo ou quarta República e quem estava na Presidência era José Linhares.
Francisco Leite Neto nasceu em Riachuelo em 14 de março de 1907, filho de Silvio César Leite e de Lourença Rollemberg Leite. Fez seus primeiros estudos em escolas particulares de Riachuelo e Aracaju, fez seu curso secundário no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, passando pelo Colégio Tobias Barreto e pelo Colégio Antônio Vieira dos Jesuítas em Salvador. Bacharelou-se na Faculdade de Direito da Bahia. Voltou para Sergipe e fixou residência em Aracaju, onde começou a sua carreira de advogado, assumindo a direção da Penitenciária Modelo, construída no governo de Gracho Cardoso em 1926.
Leite Neto foi eleito para a Assembleia Constituinte Estadual, ajudando a redigir a Constituição Estadual, promulgada em 16 de julho de 1935, nesse período fazia parte do Partido Republicano de Sergipe.
Com o advento do Estado de Novo Leite Neto retorna a Direção da Penitenciária permanecendo no cargo até 1938. Em 1941 retorna ao Governo ocupando o cargo de Secretário Geral permanecendo no mesmo até 1945, quando em 27 de outubro assume o governo do Estado de Sergipe ficando nesse cargo até 05 de novembro do mesmo ano. O curto período de tempo no comando do Estado, não deu a esse político, condições de realizar ações em favor do Estado, apenas dar continuidade aos trabalhos já existentes.
Com a redemocratização em 1945 ingressou no PSD e começa uma vida pública, assumindo vários cargos políticos, como também inicia uma carreira no Magistério a qual conciliava com sua carreira política.
Ao longo da sua trajetória publicou diversos livros; foi membro da Academia Sergipana de Letras ocupando a cadeira 23; foi orador do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.
Francisco Leite Neto foi casado com D. Alina Carvalho Leite conhecida como D. Celina. Faleceu em 10 de Dezembro de 1964 aos 57 anos.

Pesquisa realizada pela equipe do Centro de Pesquisa e Educação
em Livros de História de Sergipe e História Política de Sergipe
na internet - blog luizeduardodacosta. bolgspot
https://wikipidia.org
https://infonet.com.br
https://www.fgv.br


 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo