Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Augusto Maynard Gomes

Mandato: 16.11.1930 a 28.03.1935 / 27.03.1942 a 26.10.1945
Nasceu em 16/02/1886, no Engenho Campo Redondo em Rosário do Catete, filho de Manoel Gomes da Cunha e Augusta Maynard Gomes foi depois de Fausto Cardoso, o político mais aguerrido, mais popular e mais querido da doce província de Sergipe Del Rei, na opinião do ilustre Historiador Artur Fontes, foi mais do que isso foi o ídolo, e a esperança de uma época, uma grande esperança, uma imensa esperança, a maior esperança ? como disse José Calazans no perfil que lhe traçou. Tenente de duas revoluções antilegalistas de 1924 e 1926, das quais foi no estado o articulador e chefe supremo, superando todos os companheiros de luta na devoção popular pela bravura, coragem e sacrifício. Derrotado e preso em ambas é, na ultima, degrado para as prisões da Ilha da Trindade. Em 30, Maynard reaparece em Minas comandando um batalhão revolucionário. Já o então major Maynard, mais envelhecido e menos aguerrido, mas político, talvez nem tanto porque nunca fora um bom político, conforme a história mostra; com a vitória de Getúlio Vargas é nomeado interventor de Sergipe, como Dom Pedro I na luta contra o seu irmão Dom Miguel perdoa os Miguelistas, Maynard deu os primeiros passos para a conciliação com os seus antigos adversários e para adversidade política; era um homem sincero e confiante. Dava a impressão de que as comodidades do palácio lhe causavam nostalgia e o assédio dos áulicos o perturbava. Criara-se na caserna entre bravos companheiros e sinceros, a atual situação lhe incomodava. No exercício do poder discricionário, Maynard jamais agiu fora dos princípios de liberdade e justiça pelos quais lutou. Governou sempre com autoridade do seu forte temperamento, mas sem vinditas ou ódios. Rosto carrancudo, voz severa e gestos impetuosos, no intimo era uma pessoa gentil, cordial e tolerante, sempre aberta ao perdão e à conciliação.
O seu governo, caracterizou-se inicialmente pela preocupação, comum aos revolucionários de 1930, de moralizar os negócios públicos. Com esse fim, no início de sua interventoria, nomeou comissões de inquérito encarregadas de apurar possíveis irregularidades cometidas por membros do governo deposto, que foram transformadas em comissões de sindicância por determinação do ministro da Justiça, Osvaldo Aranha. No setor das obras públicas, Maynard construiu pontes, escolas e diversas rodovias estaduais, como a Laranjeiras-Pedra Pedra, a Itabaiana-São Paulo e a Itaporanga-Salgado; iniciou também a construção de uma nova estação ferroviária para a capital. Durante seu governo, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe tentou mais uma vez resolver a questão de limites com o estado da Bahia. A despeito das providências tomadas para seu arbitramento, essa questão, originada no período de domínio holandês no Nordeste, permaneceu sem solução até a década de 1970.
Entrou para a História como militar e revolucionário destemido e de boa Fé, mas digno e honrado. Faleceu em 1957.

Por: Profa. Izaura Ramos
Coordenação de Educação e Pesquisa do PMOC
Pesquisa em: Livros de História de Sergipe Geral
Livros de História Política de Sergipe
Períodicos diversos
Internet: https://pt.wikipidia.org
https://www.fgv.br
https://infonete.com.br
https://www.aracaju.se.gov.br
https://bainosilustres.blogspot.com

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo