Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Maurício Graccho Cardoso

Mandato: 24.10.1922 a 24.10.1926
MAURÍCIO GRACHO CARDOSO - nasceu em Estância/Sergipe em 09 de agosto de 1874; estudou na Escola Militar de Sergipe e cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Ceará. Foi Senador por Sergipe por um mandato e Deputado Federal por seis (06) mandatos sendo dois (02) pelo Ceará e quatro (04) por Sergipe. Assumi a Presidência de Sergipe em 24 de outubro de 1922 e governa até 24 de outubro de 1926. Na sua administração desenvolveu diversas obras no Estado, com investimentos na saúde pública, serviços sanitários, enriqueceu o ensino técnico, instalou energia elétrica em três Municípios, investiu no cultivo e produção do algodão.
Em seu governo enfrentou a Revolução Tenentista por duas (02) vezes em 22 e em 24, Revolução esta, liderada pelo Tenente Augusto Maynard.
Gracho foi um grande administrador e marcou suas obras com uma águia. Em 1950, o distrito de Tamandoá, no Município de Aquidabã é elevado a categoria de Município com o nome de GRACHO CARDOSO.
Principais obras do seu Governo:
- Construiu o Instituto Parreiras Horta;
- Construiu o Hospital de Cirurgia;
- Construiu o Instituto de Química Industrial e as Faculdades de Direito Tobias Barreto? e a de Farmácia e Odontologia Aníbal Ferreira;
- Construiu a sede sergipana do Colégio Nossa Senhora de Lourdes;
- Criou o Arquivo Público de Sergipe pela Lei 845 de 16 de outubro de 1923;
- Criou os Grupos Escolares de Aracaju General Valadão, José Augusto Ferraz e o Manoel Luiz;
- Criou o Instituto Profissional Coelho e Campos (1923) para atender a Industria;
- Criou a Escola de Comércio Conselheiro Orlando (1923)
- Criou o Atheneu Pedro II
- Construiu o prédio da Prefeitura de Aracaju
- Construiu o Mercado Modelo;
No seu Governo Gracho, inaugurou a Usina de Energia Elétrica de Sergipe.

Por: Izaura Ramos
Coordenação de Educação e Pesquisa
Pesquisas realizadas em: Livros de História de Sergipe - geral
Livros de História Política de Sergipe
Periódicos diversos;
Internet: https://wikipedia.org
http://www.fgv.br
https://www25.senado.leg.br
https://wwwwikiwar.com
http://blogspot.com

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo