Edelzio Vieira de Melo

Mandato: 17.02.1951 a 11.03.1951
Pertencia ao Partido Social Democrático (PSD), assumiu o Governo em 17 de Fevereiro de 1951 até 12 de março de 1951, foi um governador nomeado em um período denominado República Populista tendo como Presidente Getúlio Vargas.
Edézio nasceu em Rosário do Catete no engenho Catete Velho, filho de José Sotero Vieira Melo que era desembargador e Arminda Barreto de Melo. Fez seus estudos iniciais em Maruim seguindo para Aracaju e em seguida foi para a Escola Militar no Rio de Janeiro. Quando saiu da Escola Militar foi para Salvador onde estudou Medicina na Faculdade de Medicina da Bahia formando-se em 1936. Depois que se formou veio para Sergipe e começou a exerce sua profissão na região de Capela; nesse Município Edézio foi médico, professor voluntário do Colégio Imaculada e Diretor do Grupo Escolar Coelho e Campos.
Essas ações populares levou o Interventor Federal Augusto Maynard a convidá-lo para assumir a Prefeitura de Capela, onde realizou uma belíssima administração.
Edézio em 1945 se filiou ao Partido Social Democrático (PSD); em 1947 foi eleito para a Assembleia Constituinte Estadual. Foi por duas (02) vezes Presidente do poder Legislativo estadual.
Em 1950 foi eleito vice-governador na chapa de Arnaldo Rollemberg Garcez. Como as eleições foram contestadas e teve-se de fazer a recontagem de votos, Edézio assumiu por curto espaço de tempo o Governo do Estado, até que Arnaldo fosse declarado vencedor e ele voltou a assumir a cadeira de vice-governador até 1955. Em seguida se candidata a Deputado Estadual, mas perde a eleição.
Faleceu precocemente em 23 de dezembro de 1962, no auge da sua maturidade, deixando um grande legado para apolítica sergipana.

Texto elaborado pela equipe da Coordenação de Pesquisa e Educação

Pesquisas realizadas em: Livros de História de Sergipe e de História Política de Sergipe
Pesquisas na Internet: https: infonete.com. br.
https://al-se.jusbrasil.com.br
https://wikipidia.org.