Música de Câmara no Palácio Museu atrai público eclético

Um público bem diversificado prestigiou na tarde dessa terça-feira, 12, a abertura do Projeto do Palácio Museu Olímpio Campos "Música de Câmara no PMOC". Durante quase duas horas, o público apreciou repertório diversificado com músicas populares tocadas pelo quinteto de metais da Orquestra Sinfônica de Itabaiana. O "Música de Câmara no PMOC" será apresentado a partir de maio na primeira terça-feira de cada mês, no Salão Multieventos.

Para o público, o evento é uma forma de encerrar um dia de trabalho com cultura, arte e lazer. "Estava passando e fui convidado a assistir. Foi uma grata surpresa o que vi. Já conhecia o museu, mas não sabia que tinha espaço cultural. Vocês estão de parabéns", exclamou o radialista e corretor de imóveis, Adalmir Prado.

O Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) é vinculado à Casa Civil. Possui áreas de acesso público, que contam a história política e cultural do monumento e da República de Sergipe, e de acesso restrito, que funcionam para a administração do palácio, reuniões de trabalho, despachos do governador e solenidades com autoridades. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos culturais abertos ao público como a apresentação da orquestra de Itabaiana ocorrida ontem. O PMOC disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria.

O estudante Joathan Sandoval assistiu à apresentação ao lado dos pais. "Foi maravilhoso. Sou freqüentador desse museu que guarda a memória da história política e cultural do nosso Estado, mas não sabia que promovia esses encontros. É bom que aconteçam com mais freqüência", falou o jovem.

O secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, informou que Palácio-Museu Olímpio Campos é um espaço que foi criado para preservar a memória do Estado, mas também para levar a cultura aos visitantes. "Estamos, no próximo dia 21, comemorando um ano de abertura do Palácio Museu, um espaço aberto ao público e que revela todo o comprometimento do governador Marcelo Déda com a preservação da memória e cultura do nosso Estado", disse.

O projeto arquitetônico do PMOC foi concebido em 2007 com o objetivo de resgatar a identidade histórica do Palácio e dar nova funcionalidade às suas áreas administrativas. Na ocasião, foi iniciado um amplo processo de recuperação do imóvel, contemplando uma reforma civil das áreas internas; a restauração da estrutura física e dos elementos artísticos presentes no casarão; a restauração dos bens móveis do Olímpio Campos; e a reforma da fachada do Palácio.

No dia 21 de maio de 2010, o Palácio Museu Olímpio Campos foi inaugurado. O Palácio conta com um acervo de 241 peças, incluindo mobiliário de ex-governadores, busto em bronze (retratando D. Pedro I), telas dos artistas plásticos Eurico Luís (alguns painéis nas varandas retratam as mais importantes cidades do Estado), Raimundo Oliveira, Héctor Júlio, P.B. Caribé, José Francisco Silva, Walmy Ferreira e Florival Santos, dentre outros itens e utensílios de época. Entre janeiro e março deste ano 6.486 pessoas visitaram o Palácio Museu.

O Quinteto de Metais foi criado em março de 2009 como atividade complementar ao ensino de música da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição e à prática orquestral realizada pelos músicos da Orquestra Sinfônica de Itabaiana (OSI). Os integrantes do quinteto têm como objetivos desenvolver habilidades requeridas para a prática da música de câmara e levar entretenimento e cultura para o público.

Postado: 12/04/2016 - 16:17:25