Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Palácio-Museu Olímpio Campos é palco de homenagem da ASL a João Ribeiro

A Academia Sergipana de Letras (ASL) ofereceu nesta segunda-feira, 21, uma Sessão Especial em homenagem ao sesquicentenário de nascimento de João Ribeiro. A ASL encontrou no Palácio-Museu Olímpio Campos o espaço ideal para homenagear este sergipano, nascido em Laranjeiras, ocupante da 31ª cadeira da Academia Brasileira de Letras e que dedicou a vida ao estudo, pesquisa e produção intelectual.

O evento foi organizado pela ASL, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc) e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Na ocasião, a ECT lançou o selo e o carimbo comemorativo, de autoria do artista sergipano Elias Santos, que trazem a imagem do filólogo, historiador e ensaísta laranjeirense.

Para embelezar ainda mais o evento, a jovem poetisa Dirce Macedo declamou um poema de Fausto Cardoso. O público pôde ainda assistir à apresentação do Coral ?Em Canto' da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, sob a regência de Álvaro Araújo dos Santos, conterrâneo do homenageado. "Para nós que buscamos valorizar a cultura sergipana em cada detalhe do nosso trabalho é uma emoção muito grande poder participar desta homenagem a este tão ilustre filho de Laranjeiras em um espaço como este Palácio que tanto enriquece a história cultural, política e intelectual de Sergipe", salienta emocionado o professor.

O Palácio-Museu tem um compromisso não só com a preservação do patrimônio, mas também com sua consolidação como fonte estimulante de pesquisas e atividades intelectuais através da disponibilidade de obras raras e documentos históricos ao acesso público. "A Academia cuida da vida literária de Sergipe e, assim como o Palácio, preserva e valoriza a história do estado através do estudo e pesquisa, estimulando a educação. Eu vislumbrei essa compatibilidade entre a Academia e o Olímpio Campos e por isso escolhi este espaço", declarou o presidente da ASL, Anderson Nascimento.

Para agendar eventos, os interessados podem acessar o site do Palácio (http://www.palacioolimpiocampos.com.br) ou através do telefone (79) 3198-1454.

Presenças

Estiveram presentes à solenidade os membros da Academia Sergipana de Letras, o diretor regional da Empresa de Correios e Telégrafos em Sergipe, José Fernandes Reis; a coordenadora do Movimento Cultural Dr. Antônio Garcia Filho (MCA), Cléa Brandão; o presidente da Associação Sergipana de Imprensa, José Eugênio de Jesus; a diretora da Biblioteca Epifânio Dória, Sônia Carvalho, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino; e o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Oliveira Júnior.





Postado: 07/04/2016 - 16:00:08

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo