Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Temos palácio, viva!

O melhor programa da cidade com certeza é visitar o Palácio-Museu Olímpio Campos, recém inaugurado pelo governo do estado e entregue a quem de direito: o povo sergipano. Nós merecemos e o governo, caprichou! É chegar e entrar, sem taxa de visitação. Se precisar, o acesso é livre ao guarda-volumes. Opção de visitar sem carregar nada, apenas a atenção para o que vai ver e levar na memória.

Ao entrar as atrações são imediatas, mas é preciso passar pela recepção, anotar no livro de visitas e receber o Guia de Visitação e o folder promocional. É bom guardá-los. Formar um grupo de 10 pessoas, para seguir acompanhadas por Guia Oficial, preparado histórica e educadamente para a função. Vale ao final da visita, se cotizar e agradecê-lo. Bravo! Sergipe no roteiro cultural internacional.

O nosso sempre Palácio após áureos dias de ativa participação política de Sergipe esteve por 20 longos anos, afastado da vida urbana e esquecido da sua participação enquanto cenário da nossa história. Nessa restauração minuciosa, mostra-se hoje, como no instante de finalização original da obra, a riqueza da construção e dos artistas, no edifício que vestiu traje de honra para aguardar sua visita.

O circuito de visitação começa pelo Hall de Entrada- arte e beleza, e segue pelo Espaço da Província- início da história política, Galeria dos Governadores Republicanos- faltam algumas fotos, quem sabe, o leitor pode colaborar?, Espaço Olímpio Campos - a transferência da capital para Aracaju, Espaço Fausto e Olímpio- história interessante, precisa ser conhecida por todos na forma real dos acontecimentos.

Sala da Cidade De Aracaju - a 2ª capital planejada no país, Sala dos Artistas Sergipanos para serem contemplados com tempo e prazer. Na área de trabalho as Salas de Espera, de Reunião, Recepção, Salão Nobre, Assessoria do Governador, Secretaria do Governador e Gabinete do Governador. Tudo na maior ordem e exalando respeito ao patrimônio público estadual. É coisa nossa!

Segue-se a visita, conhecendo a Biblioteca Vice-Governador Manoel Cabral Machado cujas obras colecionadas por ele (1916-2009), foram doadas pela família para compor o acervo do Palácio-Museu Olímpio Campos. E na ala residencial visita-se a Sala Íntima, Quarto do Governador, Salão de Jantar, Varanda, Quartos I e II. Seguindo a regra não se permite fotos/filmagens, uso de short e sem camisa.

Complementando a visitação, o Café do Palácio-Museu, com almoço, lanches e cafés, servidos no balcão, mesas internas e no varandão. Preços e pratos apetitosos. Para agendar visitas em grupos, escolas, e maiores informações: http://www.palacioolimpiocampos.se.gov.br Horários de atendimento: terça a sexta, das 10 às 17h. Sábados e domingos, das 9 às 13h. É uma viagem sem sair da cidade! Conhecimento, cultura e auto-estima elevada. Viva esse momento!

Por Dayse Monte

Postado originariamante no CinformOnline





Postado: 07/04/2016 - 15:53:04

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo